quinta-feira, 1 de junho de 2017

IDEFLOR-BIO PROMOVE CURSO DE PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS



IDEFLOR-BIO PROMOVE CURSO DE PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS NA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA EM MARABÁ


 Exibindo ifpa sala de aula EFA.jpg



Uma parceria que vem sendo plantada e regada há anos, em abril de 2017 brotou a mudinha, e já começa a desenvolver as folhas, com a perspectiva de brevemente produzir  bons frutos. Trata de mais uma parceria da Escola Família Agrícola (EFA) Professor Jean Hébette, agora com o Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio).
A EFA está localizada no km 23, da Rodovia BR 230 - Transamazônica (sentido Itupiranga), município de Marabá, estado do Pará. Objetiva proporcionar uma Educação Integral para jovens agricultores/as, de forma participativa e integrada com as famílias e as comunidades, fundamentada na Pedagogia da Alternância e nos princípios da Educação do Campo. 

 Exibindo equipe EFA e Ideflor.jpg


Véspera da Semana do Meio Ambiente, nos dias 30 e 31 de maio de 2017, a Equipe do Ideflor-Bio Regional Marabá formada pelo gerente técnico e engenheiro Florestal Cleberson Salomão, os engenheiros agrônomos Luziel Oliveira, Emmanuell Carrolo, os estagiários da UEPA: Lucas Ribeiro, Francisco Tamyson e Izaac Silva promoveu uma série de práticas sustentáveis para jovens e educadores/as da Escola Família Agrícola (EFA).
A partir de um minicurso a Equipe Técnica do Ideflor-Bio Regional Marabá realizou a introdução teórica sobre o Sistema Agroflorestal (SAF), técnicas de produção de mudas. Na parte prática foi organizado o viveiro produtivo da EFA, técnicas de quebra de dormência de sementes, preparo de substrato e enchimento de sacolas visando a produção de mudas frutíferas e arbóreas. Foram feitos semeio de maracujá e paricá. Nas próximas etapas serão utilizadas outras espécies (açaí, castanha, cupu, ipê e outras).

 Exibindo producao de mudas.jpg


Os jovens que participaram são da turma é do 9º ano do Ensino Fundamental, a partir de agosto de 2017, novas etapas da parceria que atenderá as turmas do 6º, 7º e 8º anos. A motivação é grande em ver a consolidação de mais uma Unidade Produtiva e Educativa da EFA.

Nenhum comentário: