sexta-feira, 31 de março de 2017

PREFEITURA DE NOVO REPARTIMENTO VISITA A EFA DE MARABÁ




O prefeito de Novo Repartimento Deusivaldo Silva Pimentel “Amizade”, acompanhado do Secretário Municipal de Educação Nei Lopes, do Assessor de Governo James Araújo, do vereador Genival e da professora Cleide Betânia visitaram no dia 25 (sábado) a Escola Família Agrícola Professor Jean Hébette (EFA), localizada no km 23, da Rodovia BR 230 - Transamazônica em Marabá. O objetivo foi verificar in loco o funcionamento do projeto educativo por Alternância e reafirmar o apoio institucional da Prefeitura.
A EFA atende 120 estudantes e tem por objetivo geral da EFA proporcionar uma Educação Integral para jovens agricultores/as, de forma participativa e integrada com as famílias e as comunidades, fundamentada na Pedagogia da Alternância e nos princípios da Educação do Campo.
Na EFA a comitiva visitou a estrutura física: salas de aulas, alojamentos, refeitório, cozinha e as Unidades Produtivas e Educativas: hortas, criação de peixes, viveiro de mudas e a praça ecológica. Nesta última ocorreu uma reunião com os jovens do município de Novo Repartimento. O relato dos/as estudantes foi de satisfação com ambiente escolar e as atividades educativas. 
 Exibindo NR Jovens.jpg

São 37 jovens rurais de Novo Repartimento que são acompanhados e orientados pelas monitoras Cleia Silva e Orlândia Caldas. Sob a coordenação da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) e com a participação das famílias.
O prefeito de Novo Repartimento Deusivaldo Silva Pimentel “Amizade” considera a parceria com a EFA como mais uma ação da gestão da “Trabalhando com Responsabilidade” na educação, mais especificamente na Educação do Campo. Relatou “conheci o lugar, conversei com os alunos, e eles expuseram as suas demandas. Fechamos então uma parceria de investimento em prol dos alunos rurais”, finalizou “É muito gratificante pra mim, apoiar as causas da educação.” Vale ressaltar que o prefeito é de origem do campo e tem como profissão agricultor.
O Secretário Municipal de Educação Nei Lopes ficou satisfeito com o projeto mesmo em tese perdendo recursos do FUNDEB, recebe com resultados jovens engajados no desenvolvimento rural sustentável do município. Dará todo apoio para as famílias e organizações para  criação e funcionamento da EFA de Novo Repartimento a partir de 2018.
O vereador Genival Matos que é um lutador da área da educação reafirmou seu compromisso pela juventude e projetos educacionais. Juntamente com professora Cleide Betânia que levou a ideia para o município e tem colaborado com a coordenação do projeto, são um dos principais defensores do Projeto EFA.

 Exibindo NR Damiao.jpg

O educador da EFA Damião Santos enfatizou “É possível produzir conhecimentos e alimentos agroecológicos”.  A participação das famílias é necessária e indispensável para o êxito da formação fundamentada na Pedagogia da Alternância. Solicitou o apoio do prefeito para o fornecimento de ração para  os peixes e empréstimo de uma geladeira. E futuramente a disponibilização de materiais e equipamentos.
A Prefeitura Municipal de Novo Repartimento é uma das principais parceiras da EFA: disponibilizou duas professoras para acompanhamento dos estudantes no período de formação na EFA (sessão) e visitas nas famílias e comunidades; transporte escolar; material de limpeza e alimentação escolar.

----------------

Ascom - Emater

Nenhum comentário: