quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA DE MARABÁ ORGANIZOU A I FEIRA DA AGRICULTURA FAMILIAR





A Escola Família Agrícola Professor Jean Hébette, organizou nos dias 20, 21 e 22 a I Feira da Agricultura Familiar na EFA, no âmbito do ENCONTRO DAS FAMÍLIAS e PARCEIROS/AS DA EFA, com a participação de mais de 300 pessoas, o evento aconteceu em sua sede, localizada no km 23, da Rodovia Transamazônica (BR 230 sentido Itupiranga), município de Marabá. Tendo por objetivo geral de assegurar e garantir através da EFA o direito a Educação do Campo para jovens rurais, suas famílias e comunidades. A EFA tem como lema: “É possível produzir conhecimentos e alimentos agroecológicos”.  
A comercialização na Feira começou na manhã do dia 20 e se estendeu até o dia 22. Teve como objetivos específicos proporcionar um espaço com consumidores/as visando estimular os/as agricultores/as familiares fazerem a venda direta ao consumidor. Oferecer produtos de qualidade, sadios, frescos e com preços acessíveis (preço justo) caminhando para os princípios da Economia Solidária.

 Exibindo feira e.jpg

Os principais produtos que foram comercializados: verduras/hortaliças produzidos pela Hidroponia Vitória do engenheiro agrônomo Rony Torquato, polpas de frutas da Carajás Fruit Carajás, galinha caipira cozida, doces, bolos, licores e artesanato. A próxima Feira será na Festa Junina da EFA.
Tivemos o apoio da das Secretarias Municipais de Urbanismo e Agricultura, Revemar disponibilizou as tendas, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (EMATER), do Núcleo de Extensão em Desenvolvimento Territorial na Amazônia Oriental (NEDETER) e Colegiado de Desenvolvimento Territorial (CODETER – SUDESTE PARAENSE).
A EFA ainda tivemos pequenos patrocínios de Empresas Parceiras: Nádia Rural, Alvorada Produtos Agropecuários, Brasil Rural Casa do Produtor, Rural PEC, Intergrãos Cereais, Amaru madeira tratada e Casa do Adubo.
O vereador Mariozan (PPS) reuniu com um grupo de agricultores/ e se comprometeu de apoiar em vista de garantir a comercialização da produção familiar.
A iniciativa de comercialização em Feira coletiva iniciou em dezembro de 2016 no PA Boa Esperança do Burgo, que agora envolveu o PA Grande Vitória, ocupando um espaço ao redor da Escola Santa Maria – Km 21 na beira da rodovia Transamazônica, os participantes estão animados e todos os domingos estão comercializando produtos da agricultura familiar. A EFA também está envolvida no projeto.

Nenhum comentário: