segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

EFA promove encontro das famílias

 
 
Objetivando assegurar e garantir através da EFA o direito a Educação do Campo para jovens rurais, suas famílias e comunidades acontece de 20 à 22 de janeiro em Marabá.
O vento será aberto com primeiro Ato Político: com participação do Prefeito, vice-prefeito, Secretários, Vereadores, deputados estaduais e federais e representantes dos órgãos públicos e entidades. Elaboração de Carta Compromisso e anúncios de parcerias.

Neste primeiro dia, no sábado, a partir das 8h00, acontece o ‘Encontro de Jovens Rurais’ com relatos de experiências e histórias de vida, elaboração de propostas de políticas públicas para a juventude. Organização e Participação os atuais e novos alunos da EFA (Ensino Fundamental e Ensino Médio e Educação Profissional – EMEP), egressos e jovens.

Às 14h00, é aberto o 1º Seminário de Pesquisas: socialização das pesquisas realizadas ou em andamento em cursos de graduação e pós-graduação, que tem a EFA como objeto de estudo.

Também acontecerá o 2º  Sarau da EFA: poesia, manifestações culturais, com animação musical, fogueira, licores.


APRESENTAÇÃO DA EFA DE MARABÁ
A Escola Família Agrícola (EFA) é uma Instituição Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) integrada a Rede Ensino da Secretaria Municipal de Educação de Marabá (SEMED), localizada no km 23, da Rodovia BR 230 - Transamazônica (sentido Itupiranga), Município de Marabá, Estado do Pará.

Objetivo geral da EFA proporcionar uma Educação Integral para jovens agricultores/as, de forma participativa e integrada com as famílias e as comunidades, fundamentada na Pedagogia da Alternância e nos princípios da Educação do Campo.

A EFA tem como principal mantenedora a Prefeitura Municipal de Marabá (PMM) através da SEMED. Conta com apoio das Secretarias de Urbanismo e Agricultura. É filiada a União Nacional das Escolas Famílias Agrícolas (UNEFAB).

Mantém parcerias com outros órgãos públicos: Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (EMATER), Núcleo de Educação Ambiental (NEAm) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA), Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Do Estado do Pará (UEPA),  Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Pará (IFPA), Comissão Pastoral da Terra (CPT), Repórter Brasil, Grupo de Articulação Interinstitucional de Enfretamento do Trabalho Escravo (GAETE), Ministério Público do Estado do Pará, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).  Estamos buscando mais parcerias, é um dos objetivos deste encontro, inclusive com empresas privadas

Nesta nova fase a EFA tem como organização gestora a Associação dos Agricultores do Projeto de Assentamento Grande Vitória, contando ainda com participação das Associações dos Agricultores dos Assentamentos de Marabá, e o apoio também pela Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar do Estado do Pará (FETRAF). Atualmente EFA está estruturando sua própria Associação.

Estamos Caminhando para cinco anos de retomada da atual EFA, e o terceiro ano de funcionamento (data de renascimento 19 de maio de 2014). Este ano completa 24  anos de surgimento da idéia e 21 (marços) da primeira experiência educativa em Alternância (EFA da Região de Marabá).

Fonte: AQUI

Nenhum comentário: