quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

EFA: Encontro das Famíias inicia hoje



Inicia hoje (20) o ENCONTRO DAS FAMÍLIAS E PARCEIROS/AS DA EFA - Escola Família Agrícola Professor Jean Hébette, localizada no km 23, da Rodovia BR 230 - Transamazônica (sentido Itupiranga), Município de Marabá. O objetivo geral do evento é assegurar e garantir através da EFA o direito a Educação do Campo para jovens rurais, suas famílias e comunidades. Tem por lema: “É possível produzir conhecimentos e alimentos agroecológicos”
A programação começa a partir das 16:00 horas com o I Ato Político. É esperada participação do Prefeito Tião Miranda e prefeitos da região, Vice-prefeito Toni Cunha, Secretários/as, Vereadores/as, deputados estaduais e representantes dos órgãos públicos e entidades. Espera como resultado a elaboração de Carta Compromisso e anúncios de parcerias.
No sábado (21) as atividades são mais extensas, logo pela manhã acontecerá o Encontro de Jovens Rurais e Urbanos com troca experiências e intercâmbios entre os/as jovens e suas organizações (Escola, Casa, Instituto, Grupo, Associação...). Serão apresentados os projetos: Curso: Agricultor/a Técnico/a (Ensino Fundamental 6º e 9º anos) da EFA; Técnico em Agropecuária integrado ao Ensino Médio com ênfase em Agroecologia (IFPA Campus Rural Marabá); Projovem Campo – Experiência de Marabá/SEMED; Casa da Juventude de Marabá (CAJUM); Instituto da Juventude; Projeto Semear; e Projetos de Leis voltados para juventude (Deputado Estadual Dirceu ten Caten).
 Exibindo CARTAZ MP v.jpg


Na parte da tarde o encontro segue com o I Seminário de Pesquisas: socialização das pesquisas realizadas ou em andamento em cursos de graduação e pós-graduação, que tem a EFA como objeto de estudo. Será coordenado pelo professor Orlando Souza (UFPA) e Leônidas Martins.
A noite será realizado II Sarau da EFA com recitações de poemas e cordeis pelos poetas e poetisas: Airton Souza, Moreira Filho, José Ferreira, Francisco Balbino, Lara Borges, Wal Oliveira, Glecia Sousa, Rose Pinheiro, Adão Almeida, Uchôa de Castro, Lusa Silva, Claudia Chini. Ainda terá contação de história Gabi Silva e interação musical com José Ferreira de Bom Jesus do Tocantins e professor Antonio da EFA. A noite cultural se encerra com uma Festa da Roça regado com licores e com as velhas e novas amizades, indo até o sol raiar.
Nos três dias do Encontro acontecerá I Feira da Agricultura Familiar na EFA com comercialização de produtos, alimentos e artesanato. Destaque para venda de polpas de frutas, doces, verduras, peixes, frutas, galinha caipira.
Serão realizadas duas homenagens póstumas para os professores: Jean Hébette e Yank Torres.
Participe, vamos nos encontrar para garantir a participação e as parcerias na EFA. “Esta ideia não pode morrer”.

Nenhum comentário: