quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

AGRICULTORES/AS E PARCEIROS PROMOVEM A I FEIRA DO ASSENTAMENTO BOA ESPERANÇA DO BURGO





 Exibindo Feira carro de boi.jpg


A partir da iniciativa e organização de estudantes da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA) do curso Licenciatura Plena em Educação do Campo no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), como parte de uma atividade de pesquisa desenvolvida na Escola Municipal de Ensino Fundamental (local), em parceria com os/as Agricultores/as Familiares, Associação dos/as Agricultores/as do Boa Esperança do Burgo (AABEB) e Secretaria Municipal de Educação (SEMED) foi promovida no sábado (3) a I Feira dos/as Agricultores/as Familiares do PA Boa Esperança do Burgo, que fica a 30 km da cidade de Marabá.
A equipe de organização da Feira: estudantes Carlene Oliveira, Deusina Laurinda e Gracilene Alves de Arruda (PA Grande Vitória), o diretor da Escola Boa Esperança do Burgo Celso José Modesto e a servidora Leidiana Silva, a professora Maria Célia Vieira da Silva e a da Faculdade de Educação do Campo da UNIFESSPA.
O Pibid é um programa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) que tem por finalidade fomentar a iniciação à docência, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação de docentes em nível superior e para a melhoria da qualidade da educação básica pública brasileira.
O objetivo da Feira contribuir no processo de comercialização e divulgação da produção dos/as agricultores familiares, assim como o incentivar a produção local. Foram comercializados: frutas, verduras, macaxeira, maracujá (fruta e polpa), milho verde, peixe (tambaqui), artesanato, bolos, salgados, doces, sucos naturais, óleo de babaçu e andiroba, mel de abelha.
Os vereadores de Marabá Pedrinho Correa e Ilker Moraes prestigiaram a Feira fazendo suas compras. Também visitaram o evento a engenheira agrônoma Lélia Jorge e o técnico em agropecuária Rick Mourão da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater-Pará), diretores do Sindicato dos/as Trabalhadores/as Rurais de Itupiranga (STTR). O presidente da Associação do Bairro Francisco Coelho Estanislau Cordeiro esteve presente e propôs uma possível parceria.
 A agricultora familiar, técnica em agropecuária pela EFA e atualmente cursando Licenciatura Plena em Educação do Campo, trabalha em uma propriedade familiar que fica no PA Grande Vitória, foi uma das pessoas da equipe de organização e avaliou “que a Feira foi um sucesso e que a sua realização poderá começar a se tornar eventualmente uma vez por mês até se tornar permanente. ”
Nos dias 20 a 22 de janeiro de 2017 será realizada a I Feira da Agricultura Familiar na Escola Família Agrícola (EFA), localizada no PA Grande Vitória km. 23 (sentido Itupiranga), município de Marabá.

Nenhum comentário: