sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Resíduos Sólidos: O desafio do próximo mandato

SEMSUR ENCERRA “OFICINA DE LIXEIRAS” PARA 80 PESSOAS DA COMUNIDADE

A Semsur (Secretaria Municipal de Serviços Urbanos), por meio de seu Departamento de Meio Ambiente, encerrou nesta quinta feira (29) uma “Oficina de Lixeiras” para 80 moradores dos bairros Alzira Mutran, Quilômetro Sete e Araguaia. É o inicio do Projeto Rede de Trocas, que acontece amanhã, sexta-feira (30), onde a comunidade troca lixo reciclável e material reaproveitável por vale-compra em comércios locais.
Rita de Cássia Santos Barreto, técnica em Meio Ambiente da Semsur, explica que o projeto acontece em parceria com a mineradora Vale, por meio do Departamento de Relacionamento com a Comunidade, e consiste inicialmente em palestras em escolas sobre reciclagem e reaproveitamento de materiais.
Depois disso os moradores recolhem papelão, objetos de plástico, alumínio, ferro e todo tipo de material que pode ser reaproveitado e aguarda o dia da troca.
“São materiais que muitas vezes estão jogados em quintais, terrenos baldios e outros pontos críticos, onde se transformam em criatórios de mosquitos transmissores de doenças, como dengue e zika vírus e leishmaniose, entre outras”, conta ela, acrescentando que no dia do Projeto Rede de Trocas também acontece o sorteio das lixeiras confeccionadas na oficina, a partir de pneus velhos e metal recolhido do lixo ou apreendido em operações do Departamento de Postura da Semsur e também doado por empresas.
Félix Mourão, instrutor da oficina, afirma que fica muito feliz “em poder contribuir com o meio ambiente” e também por ensinar à comunidade como garantir emprego e renda a partir da reciclagem e do reaproveitamento de materiais antes jogados no lixo. “A receptividade das pessoas é muito boa. Elas percebem que não é difícil fazer e acabam saindo alegres após aprenderem”, ressalta ele.
Maria de Fátima do Nascimento Teixeira, moradora do Bairro Quilômetro Sete, que participou da oficina, disse que já fazia pequenas peças em casa, mas para uso pessoal, e agora, pela primeira vez, fez uma lixeira. “Nos ajuda a gerar renda e, ao mesmo tempo, ajuda o meio ambiente. É muito gratificante”, comemora ela.
O Projeto Rede de Trocas acontece amanhã, sexta-feira (30), na Rua 16, em frente à Igreja Assembleia de Deus, no Bairro Araguaia, a partir das 8 horas.
(Ascom PMM/ Fotos: Helder Messiahs e Semsur)

Nenhum comentário: