quarta-feira, 14 de setembro de 2016

Eleições 2016: Tião adere ao Tião


Tião Branco com Tião Miranda
O agricultor familiar TIÃO BRANCO - maranhense de Lago da Pedra migrou para Açailândia, Imperatriz e depois Marabá na década de 1980. Tem sua propriedade rural “lote” no PA Piquiá, morou na Vila Canaã/Sororó – km 35, e atualmente mora na Folha 33 – Nova Marabá. Tem 62 anos de idade, começou bem cedo a luta, e sua História: dirigente da Igreja Católica na década de 90 na sua comunidade rural.

Foi coordenador da cantina comunitária uma ação assessorada pela ONG FASE, uma das primeiras experiências associativas e cooperativas, bases para o que hoje é chamado de economia solidária ou mercado justo. Atuou como Delegado Sindical do STTR, a partir de 1994 Diretor do Sindicato Trabalhadores Rurais de Marabá (STTR) com uma eleição histórica a direção “pelega” foi vencida. Em 1997 foi eleito o Presidente do STTR, e no período de sua gestão deu continuidade ao trabalho de defesa da Reforma Agrária. Chegou a ser Diretor da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Pará (FETAGRI – Regional Sudeste) e da Fundação Agrária do Tocantins Araguaia (FATA) deixando a sua contribuição no cooperativismo (COOCAT/COOFAMA/FECAT) e na Educação do Campo através da Escola Família Agrícola (EFA) e nos projetos do Programa de Educação na Reforma Agrária (PRONERA) e Escola Sindical Amazônia (ESA). Sempre esteve presente nas lutas dos trabalhadores do campo e da cidade. Contribuindo para o desenvolvimento do município de Marabá, resultando em conquistas: crédito rural, créditos apoio/habitação, estradas, construção de escolas, postos de saúde entre outras.

Políticas Públicas que melhoraram a vida das pessoas. Candidato em 2004 chegou a 688 eleitores, e 2008 teve mais de 827 votos, nesta última eleição foi preso por perseguição política. Em 2012 apoiou para vereador Luiz Bressan. Tem votação concentrada na Vila Canaã/Sororó (km 35) e Folha 33 – Nova Marabá. Desde abril de 2012, continuou sua função de sindicalista atuando na Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar do Estado do Pará (FETRAF). Também já foi Presidente do Partido dos Trabalhadores (PT).

O Tião conta com apoio de três grupos sociais: JUVENTUDE, AGRICULTURA FAMILIAR/REFORMA AGRÁRIA E EDUCAÇÃO. De onde se originam as principais propostas para o mandato participativo, pautado no Trabalho e Dedicação. Conta com apoio total de sua família, de seus colegas da FETRAF (Maycon, Chico Cib, Noemi, Vivian, Pablo, Raimundo, Antonio Contador...), da Casa da Juventude de Marabá- CAJUM (Carol, Diórgio, Raydon, Renny, André, Lucas, Paulo...), do professor Walkimar que exerce a coordenação, do vice-prefeito Luiz Carlos Pies “Chapeuzinho”, da presidente do PT Bernadete ten Caten, do deputado estadual Dirceu ten Caten, do educador Bressan, de empresários, de trabalhadores e outras lideranças associativas e comunitárias.
---------------
FONTE: BLOG Rebojo

Nenhum comentário: