quinta-feira, 8 de setembro de 2016

Eleições 2016: PMDB







Quem é quem e como está a campanha da coligação: PMDB


O partido do movimento democrático brasileiro (PMDB/15) tem no momento a terceira maior bancada da Câmara Municipal de Marabá, com três vereadores: Guido Mutran Júnior, Coronel Araújo e Ubirajara Sompré. Também o prefeito João Salame Neto.

A coligação do PMDB vem sozinha, somente com seu time, registrou 19 (dezenove) candidatos/as. A previsão é que pode fazer três (03) parlamentares.
O ex-deputado federal Asdrúbal Bentes – advogado atuou no Grupo de Terras Araguaia-Tocantins (GETAT) órgão que atualmente é o INCRA na década de 1980, considerado eterno parlamentar exerceu seis mandatos, foi cassado os direitos políticos, mas foi absolvido. Na sua última eleição (2010) em Marabá teve 56.735 votos, e já transferiu para seu filho Aníbal em 2014 para deputado estadual 1.176 votos e nessa densidade eleitoral que a coligação acredita adquirir a maior votação.
Cristina Mutran
A ex-deputada estadual Dra. Cristina Mutran - médica popular e esposa de Nagib Mutran Neto, coordenou na década de 1990 a Ação Social da Prefeitura (ASP) na condição de primeira dama, eleita deputada estadual em 1998 com 11.706 votos. Candidata a prefeita em 1996 e vice-prefeita em 2004 na chapa de Elza Miranda. Sua atuação nos últimos tempos tem se dado na Secretaria Municipal de Saúde. Nagibinho ex-prefeito  no período de 1989 – 1992, foi cassado e voltou à política como vereador em 2008 com 2.357 eleitores/as, na última eleição foi reeleito com 2.365 votos, o mais votado, recentemente teve os direitos políticos cassado pela justiça, impedindo de voltar como candidato, sua família é tradicional na política. Atuou todo seu mandato até o seu afastamento no cargo Secretário Municipal de Saúde na gestão de Salame. Cristina representará o grupo político dos Mutrans, pode ser a vereadora mais votada.
Ubirajara Sompré
O vereador UBIRAJARA SOMPRÉ - primeiro indígena eleito em Marabá “Guerreiro do Povo”, conseguiu 1.153 votos, tem uma forte atuação no bairro Amapá. Na Câmara presidiu a Comissão de Educação, Cultura, Desporto e Meio Ambiente, apresentou 120 projetos, 03 anteprojetos e 01 projeto de lei.

Coronel Araújo
O vereador CORONEL ARAÚJO – formado em Matemática começou a carreira com atuação no magistério na UFPA e na Academia Polícia Militar, graduou em Economia (UNAMA), ingressou na  Polícia Militar em 1980 como aluno-oficial alcançou o posto máximo da corporação Coronel. Entre diversas funções destacamos a com atuação na região: comandante do CPR II/4°BPM. Diretor do DMTU (gestão Tião Miranda) e Secretário de Segurança Institucional (governo Maurino Magalhães). Foi eleito com 1.565 votos. Tem atuação pautada na segurança e transporte e outras áreas, é fiel ao Salame, tem transito nas casernas atuou nos níveis superiores da Polícia Militar. Conta com apoio do deputado estadual João Chamon.



Guido Mutran
O vereador GUIDO MUTRAN JÚNIOR – médico veterinário de formação, eleito pela primeira vez 1996 pelo PFL (hoje DEM) com 795 votos, reeleito em 2000 pelo PMDB com 1.245 (segundo mais votado)  de família tradicional na política, seu pai Guido Mutran foi vereador durante dez anos de quem herdou o legado político. Antes da política atuou na função de diretor da Radio Itacaiúnas. Perdeu duas eleições, em 2012 obteve 1.139 sufrágios, assumindo a vaga de Nagib Mutran Neto que licenciou para assumir a Secretaria de Saúde na gestão de Salame, com forte atuação na fiscalização e na defesa dos direitos da pessoa humana, fez um excelente trabalho na CPI do Transporte Público e Coletivo. Quando fora da  câmara dirigiu a SAGRI.
O ex-vereador ADEMAR DE ALENCAR – maranhense começou sua carreira política como cabo eleitoral da vereadora Vanda. Depois sua primeira eleição obteve 604 sufrágios, eleito em 2004 com 1.597 votos. Perdeu em 2008 com 1.824 ficando primeiro suplente de Nagib, na época eram 13 (vagas) na CMM. Ligado ao deputado federal Asdrúbal trabalhou na Secretaria de Estado de Transporte (SETRAN). Na última eleição ficou suplente com 1.050 sufrágios. Atuou com assessor do prefeito Salame pela Secretaria de Obras. Tem uma atuação permanente na assistência social de pessoas carentes na hora da morte e da doença, tendo presença sobretudo, nos bairros Laranjeiras, Independência, Jardim União, Bela Vista, Da Paz. Atualmente no governo do Salame sua esposa Elane Lima é coordenadora do Comitê do Bolsa Família.
O radialista e apresentador de televisão NONATO DOURADO - maranhense já tentou várias vezes virar vereador com base no “homem do povão”, veja o histórico: eleição de 2004 chegou 314 eleitores/as pelo PTB; em 2008 aumentou para 564 sufrágios pelo PRP; e em 2012 perdeu por cinco votos o partido PMN não fez o coeficiente, mas já chegou 1.426 votos. Nesta tenta usar a força do “Barra Pesada”.
Tiago da Obra
O engenheiro TIAGO DA OBRA – trabalhou em várias empresas privadas e nos últimos quatro anos atuou no governo do Salame o segundo na hierarquia da Secretaria de Obras (SEVOP). Conta com apoio do deputado estadual Dirceu ten Caten – PT. Tem sua base concentrada na área rural da Região do Rio Preto, mas tem apoio no PA Palmeiras Jussara e outros assentamentos. Tiago pretende ampliar a votação que seu cunhado Milton Maranhense obteve no PT em 2012 989 votos.  Aderiu à campanha para prefeito do Dr. Veloso.
Cláudia
A PROFESSORA CLAUDIAesposa do Raimundo da Refrigeração é promotora do Forró dos/as velhos/as na Liberdade, coordenou o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) no governo Salame. Tem o apoio da deputada federal Elcione Barbalho. Na eleição de 2008 obteve apoio 228 eleitores/as pelo PSC, pelo PMDB em 2012 chegou 402 votos, e em 2014 para deputada estadual obteve 1.480 sufrágios. Trabalha na perspectiva “A força da mulher pela igualdade”.

O PASTOR LEITE – Assembleia de Deus, tem o dom da oratória, sempre apoiou o vereador Leodato Marques, na gestão do Salame atuou na Secretaria de Urbanismo. Conta com apoio do Pastor-Presidente Sales Batista.

O PROFESSOR JACÓ - servidor público municipal (agente de portaria de escola), (cansou de apoiar os outros candidatos agora acredita que é sua vez, tem atuação na Liberdade e Zona Rural, recentemente graduou pedagogia e vai usar o status do magistério. No governo do Salame foi coordenador do almoxarifado da SEMED. Na eleição de 2000 obteve 161 votos. Acredita que a CMM se “Renove”.
O despachante DENITO - pelo PPS em 2012 obteve 371 votos.
JÓ ALMEIDA – já teve uma liderança na zona rural, sobretudo na Vila Capistrano de Abreu, o que lhe proporcionou em 2004 obter 638 votos pelo PSC, depois caiu muito sua votação, em 2008 ficou 224 sufrágios pelo PMDB.
LUZANA – servidora pública municipal, com base eleitoral na Folha 33, pelo PT em 2012 chegou 266 votos. Canta bem.
TADEU – graduando em administração, atuou como assessor do prefeito Salame, teve na última eleição pelo PPS 132 eleitores/as, em 2004 teve 170 sufrágios pelo PMN.  Aderiu à campanha para prefeito do Dr. Veloso.
MARIA FELIX RODRIGUES PEREIRA - uma eterna candidata, seu histórico eleitoral: em 1996 pelo PV chegou a 31 eleitores/as; em 2000 no PSB mais que dobrou a votação atingindo 80 sufrágios; em 2004 caiu para 72 votos pelo PSC; em 2008 foi a sua melhor eleição chegou a 235 votos pelo PRP, caindo em 2012 para 76 votos. Mas, ela continua persistindo.
As demais estreantes são: a promoter de modas e festas RAYTHA SOLAIRES pedindo o voto de confiança, a secretária EDNA MARIA e GILVANETE (ver lista do TSE).
Fonte: Rebojo - Blog do Célio Sabino
---------------------------------------
Necessariamente não reflete a opinião deste poster

Nenhum comentário: