terça-feira, 23 de agosto de 2016

EXPERIÊNCIA ÊXITOSA NA PRODUÇÃO DE FRUTAS EM MARABÁ





Na ultima quinta-feira dia (18) em visita à Marabá o Diretor Técnico da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado Pará (EMATER – PARÁ)  Rosival Possidônio do Nascimento, participou com sua equipe dos Escritórios Local e Regional de uma roda de conversa com agricultor Jovair Soares maior produtor de abacaxi do município.
Um pouco da história: desde 2006, a família se estabeleceu no Projeto de Assentamento Belo Vale, localizado a 18 Km da sede do município de Marabá. Iniciaram as atividades com a produção e comercialização de hortaliças, mas a perspectiva da família era a cultura do abacaxi, que foi implantada naquele mesmo ano, em uma área inicial de 05 ha, atualmente a cultura ocupa 08 hectares da propriedade.
Além do abacaxi carro chefe da propriedade, são produzidas outras frutas: tangerina pokan, laranja, limão, coco e piqui em uma área de 12 hectares e geram uma renda bruta anual de aproximadamente R$ 150.000,00 (cento e cinquenta mil reais). Além de outras culturas que completam a renda e alimentação da família, tais como o milho, a melancia e hortaliças. Toda produção é comercializada no local e na Feira da Laranjeiras (Núcleo Cidade Nova –Marabá).
A família foi beneficiada em julho de 2015, através do filho Jovailton Soares com um financiamento para aquisição de um caminhão através do Programa Nacional da Agricultura Familiar (Pronaf), linha de créditoPronaf Mais Alimentos, elaborado pela EMATER e contratado pelo Banco da Amazônia, que foi essencial para garantir a comercialização da produção sem a necessidade de atravessadores.
Ressaltamos que esta experiência de agricultura familiar é exitosa, já foi realizado em maio de 2014 um dia de campo sobre a cultura do abacaxi em parceria com a Embrapa; recebem visitas constantes de agricultores/as e técnicos/as. Recentemente sediou uma aula prática sobre plantio de abacaxi para os estudantes do curso de agronomia da UNIFESSPA e técnico em agropecuária do IFPA Campus Rural no âmbito do Encontro Regional de Ciências Agrárias (12º ERA).
Ascom/Emater
----------------------------------------------------------------------------------------
Esta matéria não reflete a opinião deste blog

Nenhum comentário: