quarta-feira, 24 de agosto de 2016

EMATER REALIZA ENTREGA DE CAR EM SÃO DOMINGOS DO ARAGUAIA




A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado Pará (EMATER – PARÁ) através do Escritório Local de São Domingos do Araguaia, realizou na última sexta-feira (dia 19) uma solenidade pública para entregar 14 (catorze) Cadastro Ambiental Rural (CAR) para agricultores/as familiares. Ao todo 45 participantes prestigiaram o evento.
A ação contou com a participação do Diretor Técnico da EMATER – PARÁ  Rosival Possidônio do Nascimento, da Supervisão Regional: Francisco da Silva Ferreira “França” e Carlos Eduardo Soares Rodrigues, do Gerente do  Banco do Brasil, de representantes das Secretarias Municipais de Agricultura e Meio Ambiente,  dos dirigentes dos Sindicato dos/as Trabalhadores/as Rurais (STTR), Sindicato dos/as Trabalhadores/as na Agricultura Familiar (SINTRAF) e Associações dos Projetos de Assentamentos e Áreas Rurais do município. Considerando este conjunto de organizações os dirigentes da EMATER ressaltaram a importância da parceria em do/a beneficiário: o/a agricultor/a.
Os técnicos EMATER realizaram uma Palestra sobre questão ambiental, destacamos: o que é o CAR? “é um registro eletrônico, obrigatório para todos os imóveis rurais, que tem por finalidade integrar as informações ambientais referentes à situação das Áreas de Preservação Permanente - APP, das áreas de Reserva Legal, das florestas e dos remanescentes de vegetação nativa, das Áreas de Uso Restrito e das áreas consolidadas das propriedades e posses rurais do país. Criado pela Lei 12.651/2012 no âmbito do Sistema Nacional de Informação sobre Meio Ambiente - SINIMA, o CAR se constitui em base de dados estratégica para o controle, monitoramento e combate ao desmatamento das florestas e demais formas de vegetação nativa do Brasil, bem como para planejamento ambiental e econômico dos imóveis rurais. ” Trata de uma exigência legal exigida para agricultor/a na comercialização dos seus produtos, bem como financiamentos nos agentes financeiros.
Sob a liderança do novo coordenador local da EMATER o técnico em agropecuária Rudinei Magalhães, os dirigentes da empresa constataram um trabalho em equipe desenvolvido em conjunto com Raimunda Maria, Paulo Cesar (setor técnico) Mara Elizabeth e Irismar  Araujo (administrativo/apoio).
Ascom/Emater

Nenhum comentário: