quinta-feira, 11 de agosto de 2016

Eleições 2016: PV APRESENTA SEUS CANDIDATOS











  Coligação “Renovar para mudar” apresenta candidatos a vereadores dos partidos PV, PTN e PSDC


Na corrida por uma cadeira na Câmara de Vereadores de Marabá, apresentamos a coligação “Renovar para mudar”, composta por: PV, PTN e PSDC que está unida a majoritária denominada “Certeza de um Tempo Novo” encabeçada pelo candidato a prefeito o médico e ambientalista Jorge Bichara (Partido Verde/PV -), que tem como vice a cantora e compositora evangélica Celene Lima (Partido Trabalhista do Brasil - PT do B).
Lembrando quer Celene é irmã da professora Jeania Santos que recentemente teve uma rápida passagem na Secretaria Municipal de Turismo, mas foi exonerada por Salame por ter “avermelhado”.
Na verdade, Jeânia é a política na família com forte atuação comunitária a frente da Federação das Entidades Comunitárias de Marabá (FECOM); educação de jovens e crianças no Instituto Reviver; candidata a vereadora por diversas vezes, a última obteve 552 votos, pelo PP de Miguel Gomes Filho.
Esta coligação tem uma característica peculiar, é a única que apresenta uma MULHER como vice-prefeita (isso depois de inicialmente ter sido indicado dois nomes primeiro o de Gilsim Silva, também conhecido com Gilsinho Boca Loka, e depois o de Gerson do Badeco).
Na coligação “Certeza de um Tempo Novo” são 64 candidatos, divididos em duas coligações proporcionais, deve eleger quatro (04) vereadores/as, este resultado depende do desempenho do candidato a prefeito Dr. Jorge Bichara (43), que pode obter uma significativa votação na legenda.
Nesta coligação proporcional chamada de “Renovar para Mudar” ao todo são trinta e três (33) candidatos/as, distribuídos/as em: 11 do PV, 09 do PTN e 13 do PSDC. Esta coligação pode fazer três vereadores.
O Partido Trabalhista Nacional (PTN - 19),, tem como figuras mais expressivas: Os “Badeco” (pai e filho, respectivamente, vereador Gerson Augusto dos Santos Varela e o ex-vereador Paulo Sérgio do Rosário Varela).
Badeco pai vereador por dois mandatos com base eleitoral concentrada no bairro Santa Rosa e depois ampliou para as novas áreas de urbanização apelidadas de Coca e Fanta. Passou o “bastão” para Badeco filho, ele que é funcionário Público desde 2000, como agente do Departamento Municipal de Trânsito Urbano (DMTU) de Marabá, foi eleito por duas vezes, a primeira em 2008 pelo Partido Humanista da Solidariedade (PHS), obteve 1.474 votos, na última chegou a 1.178 sufrágios.
Gerson teve problema de afastamento (cassação) e agora tenta devolver o mandato para o pai. Sua esposa Nágila Marina foi Secretária Municipal de Ação Comunitária, Trabalho e Cidadania (Semac) até sua extinção pelo prefeito João Salame.
Ainda no PTN chegou recente o quase vereador José Oliveira de Carvalho "Jhosy da Galeria" ficou na suplência com 881 votos, assumiu por alguns meses, tem com base eleitoral o km 7 da Nova Marabá e regiões circunvizinhas, seu apoio é para Tião Miranda (PTB) para prefeito seguindo orientação do seu líder o atual prefeito João Salame (PMDB). Esta posição abre precedente para que outros candidatos do partido da vassoura (PTN) sejam atraídos por Salame. E como compensações recebam em troca cargos nas secretarias de obras e urbanismo.
O PTN ainda tem como candidatos: Gaspar Lima que na gestão de Salame coordenou a turma da vassoura (limpeza) nos bairros Laranjeiras e Liberdade. Teve uma longa militância política no PT, quando candidato em 2004 teve 269 votos. Os demais são: Iva da Ótica, Maria das Graças Folha 12; Professora Luizinha; Domingos da Folha 35; Eucileide Assunção e Chapada da Santa Rosa.
O Partido Social Democrático Cristão (PSDC – 27) que não quer ser pequeno se acha “do tamanho do Brasil” e tem como lema “compromisso com a família” sob a liderança do sempre presidenciável José Maria Eymael. Em Marabá tem como líder maior Gilson Ferreira Silva “Gilsim”(o eterno candidato a vereador, disputa desde da metade da década de 1980), sempre lembra as datas comemorativas e felicitações via publicação em jornal local, já chegou a votação de 1.433votos muito bem agradecidos, assumiu a vacância do vereador Leodato Marques que atuou como Secretário de Urbanismo no início da gestão de Salame, acredita que agora será escalado pelo eleitorado para jogo completo (não só o segundo tempo).

O PSDC ainda tem como candidatos: Pastor Natã; Paulo Firmino “PJ”; Juarez do Sindicato; José Wilson Santana; Raimundo Salame; Fernando Dias “Gazão”; Luis Cláudio Dias; Nacélio Madeiro; Jairo Gama; Professor Bandeira; Renato Santos e Jaqueline da Cruz. (Em breve com envio pela assessoria da coligação ou do/a próprio/a candidato/a de um pequeno/histórico faremos a atualização).
O Partido Verde (PV – 43) que é o partido do candidato a prefeito Jorge Bichara. Tem como maior expressão a comerciante Lia da Liberdade (sombra de Dr. Jorge, já foi candidata obteve 775 sufrágios). Os demais são: Tadeu Araújo; Fabiano Santos; Calina da Santa Fé; Edilson Tecmac; Hailton da Paraíso; Carlos do Pixica; Junhão Júnior; Vânia; Maria Nilda e Larissa.

 (Em breve com envio pela assessoria da coligação ou do/a próprio/a candidato/a de um pequeno/histórico faremos a atualização).
---------------------


 Texto postado no Blog Rebojo - Não reflete necessariamente a opinião deste poster

Nenhum comentário: