segunda-feira, 8 de agosto de 2016

EFA de Marabá e Instituições de Ensino Superior iniciam projeto de pesquisa



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A Escola Família Agrícola (EFA) Padre Humberto Pietogrande, de Marabá em parceria com Instituições de Ensino Superior (IES) e órgãos que atuam na Educação do Campo, a saber: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA – Campus Rural de Marabá); Universidade Federal do Pará (UFPA - Centro de Educação – Belém), Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA), Universidade do Estado Pará (UEPA- Campus de Marabá), Secretaria Municipal de Educação de Marabá (SEMED) e Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado Pará (EMATER – PARÁ) realizaram nos dias 04 e 05 de agosto de 2016, uma série de diálogos visando à construção de um Projeto de Pesquisa: “a história da EFA Marabá no contexto do desenvolvimento no Sul e Sudeste do Pará”.
            Propõe como objetivo geral: compreender o processo de estruturação organizacional da EFA, no sentido de perceber as injunções e disjunções com a dinâmica de desenvolvimento no contexto do Sul e Sudeste do Pará.
            Vale  lembrar que esta ideia do projeto foi lançada no Seminário: história, desafios e perspectivas da Pedagogia da Alternância, por ocasião da comemoração de 20 anos da EFA, em março de 2016.
Considerando João Batista Begnami e Luiz Silva Peixoto (2013, p. 264). O grupo está encarando a pesquisa como: “não é um olhar de fora apenas. Pode até ser. Tem sido por muito tempo. Vários acadêmicos já escreveram sobre nossas experiências. Reconhecemos o valor dessas pesquisas, porém, acreditamos que temos que avançar no processo. Não queremos se apenas objeto de análise. O que precisamos é desafiarmo-nos mutuamente a elaborarmos nossos conceitos, nossos saberes, nossas teses, não a partir das teorias acadêmicas, mas além dessas, do fazer cotidiano de cada CEFFA, com suas múltiplas realidades, na ação política e organizativa de cada associação local, regional e nacional, na ação efetiva dos nossos egressos e estudantes; em suma, tornando-nos assim, agentes e sujeitos das pesquisas e da construção coletiva de saberes e fazeres”  
O Fórum Regional de Educação do Campo do Sul e Sudeste do Pará (FREC) realiza plenária ampliada  com educadores/as, lideranças dos movimentos sociais para analisar de conjuntura e definir ações de lutas em defesa da Educação do Campo. Será dia 12 de agosto de 2016, no auditório da  UNIFESSPA (Campus I – Folha 31).

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