sábado, 30 de julho de 2016

CARTA ABERTA AO MILITANTES DO PSOL/BELÉM

 CARTA ABERTA AO MILITANTES DO PSOL/BELÉM

Ainda é tempo de se evitar uma catástrofe

Nas eleições de 2012, quando a direção majoritária do PSOL Belém optou em colar as imagens de Lula e Dilma ao então candidato Edmilson Rodrigues, que disputava o segundo turno nas eleições municipais, o balanço foi certeiro: a política de vincular o domesticado PT ao combativo PSOL foi um erro que custou a derrota para Zenaldo/PSDB. Na plenária de balanço das eleições a militância psolista derrotou a política de alianças definida pela Mas parece que a maioria da direção do PSOL não aprendeu com seus erros, mesmo tendo sido alertada pela base do partido.No último dia 27/julho a direção majoritária do PSOL-Belém aprovou encaminhar ao Diretório Nacional o pedido de autorização para que nosso aguerrido partido faça coligação com PDT, PV, PPL, PCdoB, Rede e PPS.
O PDT, de Giovanni Queiroz, principal liderança desse partido burguês no Pará, é cotado para indicar o vice-prefeito na chapa do PSOL. Em sua extensa “ficha corrida” está a filiação na ARENA e a participação na UDR assassina. Como parlamentar, integrou a Bancada Ruralista, tendo votado a favor das alterações no Código Florestal.Atuou contra a demarcação de Terras Indígenas e é um defensor do plantio de cana-de- açúcar na Amazônia, cultura agrícola responsável pela expulsão dos Guarani-Kaiowá de suas terras, degradação ambiental e denúncias de assassinatos de trabalhadores rurais e trabalho escravo.Recebeu em sua campanha eleitoral doação da carvoaria Simasa, que figurava na “lista suja” do Ministério do Trabalho, denunciada por trabalho escravo, razão pela qual votou contra a PEC do Trabalho Escravo em 2012.
Na Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados declarou: “se fosse na minha propriedade, levariam um tiro na cara”, referindo-se à ocupações de terra organizadas pelo MST. É proprietário da Agropecuária Pau D’Arco, latifúndio com 4.356 hectares e de outro, com 1.840 hectares, no município de Rio Maria. Concentração de terra avaliada em R$ 8 milhões, com um rebanho bovino avaliado em mais de R$ 1,5 milhão.
Em novembro/2015 foi nomeado por Dilma presidente da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos. Em
junho/2016 os trabalhadores dos Correios encaminharam denúncia à PGR, alegando que “houve um grande aparelhamento da empresa pelo PDT e que diversos técnicos foram demitidos para dar espaço a indicados políticos, o que não só prejudicou a qualidade dos serviços como também propiciou casos de corrupção”.
O PV conta com a liderança de José Carlos Lima, que já exerceu a Chefia de Gabinete do governo Jatene/PSDB e em 2013 votou a favor da concessão de licença ambiental para a mineradora canadense Belo Sun explorar ouro em área próxima à hidrelétrica de Belo Monte, mesmo com o parecer contrário da Promotoria do Meio Ambiente no Rede e PCdoB, citados na Operação Lava Jato; PPL, aliado da família Barbalho e PPS, que compõe o governo Temer, e não rompeu com o tucanato do Pará e de São Paulo, também são estranhos à trajetória de luta do PSOL.
aliança com esses partidos se choca contra os anseios da população, tão bem expressos nas importantes plenárias do Fala Belém, cujos participantes, esses sim, serão nossos aliados de primeira hora.
Ainda é tempo de evitarmos uma catástrofe política. É preciso ouvir a base partidária. É necessário rejeitar essas alianças espúrias, conformar uma Frente de Esquerda e deixar a candidatura à vice-prefeitura ser ocupada por um militante dos movimentos sociais.
Assinam por Luta Socialista/PSOL:
Douglas Diniz - Membro do DN do Psol,
Silvia Leticia – Professora, Executiva do PSOL Belém e pré candidata a vereadora,
Virgílio Moura – Advogado, Diretório Estadual do Psol Pará,
Neide Solimões – Servidora Federal, Diretório Municipal do Psol Belém,
Cedicio Vasconcelos - Servidor Federal e militante do Psol Belém,
Maurício Matos - Servidor Estadual, militante do Psol Belém e do mov. Xingu Vivo para Sempre,
Zarah Trindade - Advogada e militante do Psol Belém,
Pedro Fonteles - Professor e militante do Psol Belém,
Gabriel Antunes - Estudante e militante do Psol Belém,
Andrea Solimões - Professora e militante do Psol Belém,
André Tavares - Professor e militante do Psol Belém,
Déia Palheta – Professora e militante do Psol Belém,
Jennifer Webb – Professora e militante do Psol Belém
Marco Antonio – Servidor Federal e militante do Psol Belém
José Alves - Advogado e militante do Psol Belém
Vera Coimbra – Servidora Estadual e militante do Psol Belém
Rodrigo Lopes - Advogado e militante do Psol Belém
Michele Borges – Professora e militante do Psol Belém
Suellem Costa – Estudante e militante do Psol Belém
Gabriel Rodrigues - Advogado e militante do Psol Belém
Raimundo Abreu - Servidor Federal e militante do Psol Belém
Tereza Barros - Servidora Federal e militante do Psol Belém
Eduardo Pimentel - Servidor Federal e militante do Psol Belém
Paulo Sergio - Professor e militante do Psol Belém

Nenhum comentário: