terça-feira, 28 de junho de 2016

Revista eletrônica Memorandum: memória e história em psicologia

 Extraído do Portal UFMG

Está disponível a 30ª edição da revista eletrônica Memorandum: memória e história em psicologia, que reúne contribuições na área dos estudos históricos em Psicologia, com foco no pensamento de autores.
Com duas edições por ano, a revista é produzida pelo grupo de pesquisa Estudos em Psicologia e Ciências Humanas: História e Memória, vinculado ao Departamento de Psicologia da Fafich e ao Departamento de Psicologia e Educação da USP.
Com circulação exclusivamente digital, a revista é editada pelos professores Miguel Mahfoud, da UFMG, e Marina Massimi, da USP. Os textos, sempre originais, têm formatos variados: relatos de pesquisas, estudos teóricos, revisões críticas da literatura, relatos de experiência profissional e resenhas sobre memória e história na perspectiva da psicologia.
Alguns dos pensadores que ganham destaque nesta edição são o médico e professor de filosofia e psicologia suíço Théodore Flournoy, a médica, poetisa e romancista brasileira Marialzira Perestrello, o filósofo e fenomenólogo francês Maurice Merleau-Ponty e o psicólogo norte-americano Carl Rogers.
Os 11 textos abordam temas como a difusão da psicanálise para além do meio psiquiátrico carioca no início do século 20, a construção mútua de discursos intolerantes no campo da religião, educação inclusiva e medicalização da infância, a vivência comunitária das rodas de capoeira, entre outros.
Três resenhas fecham a edição. Em Incontri possibili: per una fenomenologia della vita interiore, a professora Rosalia Caruso se debruça sobre a antropologia fenomenológica das filósofas e parapsicólogas alemãs Gerda Walther e Edith Stein. Leda Verdiani aborda a perspectiva historiográfica da editora Marina Massimi. E o professor da PUC/SP Mario González Porta busca na obra de Saulo de Freitas Araujo as raízes filosóficas da psicologia.

Confira a edição.

Nenhum comentário: