sexta-feira, 17 de junho de 2016

Painel reflete sobre Técnicas e Regulação da Atividade Minerária


2016_Painel_Mariana_cartazO rompimento de duas barragens da mineradora Samarco, em Mariana (MG), ocorrido no dia 05 de novembro de 2015, voltou a atenção do mundo para Brasil. Desde então, diversos membros de universidades e do setor público e privado têm buscado debater os efeitos, problemas e ações em torno do desastre na Barragem do Fundão, a maior tragédia ambiental da História do país.
Além de compreender a magnitude deste desastre, que ceifou vidas humanas e tem causado enormes danos ao meio ambiente, destaca-se, neste momento, a importância de se pensar a atividade de mineração no país. É a partir dessa perspectiva, que o IEAT, em parceria com as Pró-reitorias de Extensão da UFMG e da UFOP, bem como com a Pró-reitoria de Pesquisa da UFES, irá realizar, no dia 1º de julho de 2016, o Painel Técnicas e Regulação da Atividade Minerária.
O evento será organizado em dois painéis, um com foco nas Técnicas da Atividade Minerária e outro na Regulação da Atividade Minerária. Os painéis acontecerão como desdobramento de evento realizado no dia anterior, cujo resultado será a elaboração de uma carta aberta, com propostas técnicas e de regulamentação.
Para a elaboração da carta, pretende-se identificar as práticas e políticas atuais e o que pode ser aperfeiçoadas na área, contribuindo para se evitar desastres ligados à extração mineral. O Painel Técnicas e Regulação da Atividade Minerária irá apresentar os resultados das discussões realizadas no dia anterior e propor uma reflexão coletiva sobre a atividade no Brasil.
O evento, realizado a partir das a partir das 14 horas no Auditório Nobre da Escola de Engenharia, irá reunir pesquisadores e representantes de agências reguladoras e da sociedade civil. A atividade é aberta a toda a comunidade acadêmica e não exige inscrição. Serão concedidas declarações de comparecimento aos que solicitarem via lista de presença. Maiores informações pelo telefone (31) 3409-4123 e pelo endereço eletrônico: info@ieat.ufmg.br

fonte: ( extraído ) - ufm.br/ieat

Nenhum comentário: