quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Mudas cítricas certificadas foram distribuídas pela Emater em Nova Ipixuna






A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater-Pará) através do escritório local de Nova Ipixuna, no nordeste do estado, distribuiu 868 mudas cítricas certificadas adquiridas no município de Capitão Poço para atender a demanda qualificada de 34 agricultores distribuídos em várias regiões do município para realizarem o plantio no ano de 2016. As mudas foram 310 de tangerina ponkan, 160 de limão tahiti e 398 laranja pera.
“Incentivar os agricultores familiares no processo de diversificação da produção em seus lotes” é o que objetivou a ação, disse o chefe do escritório local, técnico em agropecuária, Antonio Edielson Silva de Melo, que destacou “a excelência das mudas” e “o trabalho promissor da equipe local”, que segundo ele, “não mediu esforços para divulgar, organizar, buscar, distribuir e acompanhar o plantio das mudas de citros”. Melo explicou que “durante um ano a equipe sistematizou nomes, necessidades, quantidades de mudas, e condições, para que no início do período chuvoso fosse feito a aquisição e o transporte”. Essa foi a segunda vez que a equipe buscou um lote de mudas cítricas em Capitão Poço, município produtor certificado pelo Ministério da Agricultura e Abastecimento (MAPA). Melo ressaltou ainda “o apoio recebido” do escritório regional de Marabá (com veículo), do escritório local da Emater em Capitão Poço (com suporte logístico) e da Prefeitura Municipal de Nova Ipixuna (com combustível).
Para o técnico em agropecuária Deusdete Oliveira da Silva “essa ação reflete a existência de uma demanda seletiva dos agricultores familiares que queriam trabalhar com a introdução da citricultura” e “trabalhar com afinidades nas atividades é sinônimo de sucesso”. Para o técnico em agropecuária, Claudean Marinho de Sousa, “este intercâmbio também permitiu aquisição de informações importantes a respeito de outras espécies frutíferas e de essências florestais cultivadas no município de Capitão Poço”.
 
 Ascom - Emater/Pará

--------

Contraponto


Diversificação da produção esse é o caminho para fortalecer de fato o campo, a agricultura familiar e o desenvolvimento com distribuição de renda.

Nenhum comentário: