quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Bacia leiteira de Piçarra tem Programa Balde Cheio

Emater trabalha no “Balde Cheio de Leite” em Piçarra

Participante do projeto "Balde Cheio de Leite" a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater-Pará), através do escritório local de Piçarra, no sudeste do estado, dá acompanhamento e orientações técnicas ao produtor, para que ele não só aumente a sua produção leiteira, como obtenha mais qualidade, utilizando menor espaço.
Para agregar mais conhecimentos teóricos e práticos, ao produtor leiteiro foi dada através de parceiros (Sebrae e Prefeitura) a oportunidade de participar de uma ação prática: “minicurso sobre instalação de cerca elétrica na área de pastejo rotacionado”, ministrada pelo consultor agropecuário Uesslley Marinho de Souza, na última terça-feira de janeiro (26), na Vila “Lote 7” no Projeto de Assentamento Vale Formoso, na fazenda do senhor Hélio Montel.
O evento foi avaliado positivamente pelo engenheiro agrônomo Antonio Barros Neto, chefe do escritório local da Emater, que considerou a aprendizagem sobre montagem de piquetes “como uma das melhores que tive,bem como foi para o produtor”. Destacou dentre os ensinamentos recebidos: “a proteção simples, a baixo custo, para o eletrificado do sistema de pastejo rotacionado com uso de estacas de vergalhão, substituindo as de madeiras, que custa cinco vezes menos”.
Neto informa que a Emater executa na região a Chamada Pública MDA 07/13, Lote 4, que atende 500 famílias em dez municípios. Em Piçarra são assistidas 40 famílias, das quais 8 participam do Projeto "Balde Cheio de Leite"; e em duas delas serão implantadas unidades de referências.
Dentre as atividades realizadas pela “chamada do leite” o técnico em agropecuária da Emater, Francisco Flavio Vidal, lembra que já foram realizadas: “reunião para planejamento, visitas às famílias e diagnósticos”. Atualmente estão em fase de planejamento de oficinas temáticas e elaboração do projeto produtivo. Vidal destaca que “eles irão auxiliar o produtor a melhorar seu sistema produtivo e aumentar a qualidade e quantidade da produção, agregando valor e aumentando a renda rural”.
Texto: Edna Moura (Ascom/Emater).

---------

Contraponto

O Campus Rural de Marabá tem um polo com o Curso Técnico em Agropecuária na modalidade subsequente, que tem como missão formação de profissionais para contribuir na diversificação da produção. Apesar do município de Piçarra ter uma grande bacia leiteira, se faz necessário desenvolver uma agricultura sustentável. Para tanto, Piçarra tem um potencial de turismo, piscicultura e ainda vários assentamentos que precisam ter uma política de diversificação da produção.

Nenhum comentário: