terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Doutorado em Arte pela UFPA

O primeiro curso de Doutorado em Artes na Amazônia será ofertado, a partir de 2016, pela Universidade Federal Pará. A proposta de abertura do curso foi aprovada pelo Conselho Técnico-Científico (CTC) da CAPES, em reunião ordinária realizada no mês de dezembro. De acordo com o Pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp/UFPA), Emmanuel Tourinho, o Programa de Pós-Graduação em Artes da UFPA (PPGArtes) atenderá a uma grande demanda por formação na região.
“Há poucos cursos de doutorado em Arte no Brasil e esta é uma grande área que possui várias vertentes como a música, a dança, o teatro, dentre outras. Isso significa que a demanda por formação é muito grande e as oportunidades são poucas. Cada vez que abrimos um curso novo estamos dando um passo a mais no processo de inclusão, criando oportunidades de formação para quem não tem condições financeiras para ir para outro Estado”, afirma o pró-reitor.
A coordenadora do PPGArtes, professora Sônia Chada, também considera que há uma grande demanda pelo curso de Doutorado em Artes. Desde 2010, o Instituto de Ciências da Arte (ICA/UFPA) vem formando, em média, 30 alunos por turma. Além disso, há uma demanda de mestres formados em áreas afins e em outros Estados. “O PPGArtes, nos últimos anos, também tem sido uma opção para alunos de outras cidades do Pará, da região Amazônica e para candidatos da região Nordeste do Brasil. Se considerarmos, ainda, que este Doutorado em Artes é o único da Região Norte do País, penso que essa primeira seleção vai ser bastante concorrida”.
Lançamento do edital - De acordo com a professora Sônia Chada, o edital de seleção será lançado no primeiro semestre de 2016. “Provavelmente será publicado em março ou abril, junto com o edital para seleção do Mestrado em Artes”.
A primeira seleção do Doutorado em Artes será realizada em 2016, com a abertura de 13 vagas para candidatos que já possuam o título de mestre. Os interessados terão acesso às informações sobre o processo seletivo através da página eletrônica do PPGArtes da UFPA.
Linhas de pesquisa - Três linhas de pesquisa estão previstas para o novo curso, são elas: “História, Crítica e Educação em Artes”, “Poéticas e Processos de Atuação em Artes” e “Teorias e Interfaces Epistêmicas em Artes”. O corpo docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGArtes) será constituído por treze pesquisadores, que já orientaram cerca de 150 mestres titulados, desde o início do programa em 2009.
Maturidade científica - Para o pró-reitor, Emmanuel Tourinho, a aprovação do novo curso atesta a maturidade científica do corpo docente do PPGArtes/UFPA e valoriza o esforço que vem sendo realizado pelo Programa para desenvolver um trabalho de alto nível, com identidade própria e com forte inserção na realidade regional. “O reconhecimento da qualidade desse trabalho é que possibilitou a abertura do Doutorado. Agora, poderemos multiplicar esse talento, formando novos doutores com o mesmo perfil e compromisso com a pesquisa inovadora na região”.
Texto: Ericka Pinto – Assessoria de Comunicação da UFPA, com informações da Propesp
Arte: PPGArtes/UFPA

Nenhum comentário: