domingo, 8 de novembro de 2015

CHAMADA PARA A SUBMISSÃO DE TRABALHOS PARA O DOSSIÊ “HISTÓRIA INDÍGENA, HISTORIOGRAFIA E INDIGENISMO:

 CONTRIBUIÇÕES, DESAFIOS E PERSPECTIVAS”, A SER PUBLICADO EM FRONTEIRAS: REVISTA DE HISTÓRIA
Fronteiras: Revista de História (ISSN 2175-0742), criada nos anos 1990 e periódico oficial do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal da Grande Dourados, divulga a chamada para a submissão de trabalhos para o Dossiê “História Indígena, Historiografia e Indigenismo: contribuições, desafios e perspectivas”, sob organização de Jorge Eremites de Oliveira, Marcos César Borges da Silveira e Thiago Leandro Vieira Cavalcante. A proposta está voltada para a divulgação de uma coletânea de estudos sobre temáticas ligadas à história dos povos indígenas, abrangendo trabalhos realizados por historiadores, etnólogos, arqueólogos, educadores e outros pesquisadores. Trata-se de uma temática atual e relevante sob muitos aspectos, inclusive no que se refere às discussões sobre colonialidade do saber, descolonização das ciências em geral e historiografia a respeito da produção sobre história indígena no Brasil e em outros países da América Latina. No caso do Brasil, cabe ainda destacar a existência da Lei Federal nº 11.645/2008 que tornou obrigatório o ensino da história e da cultura indígena na educação básica. Este dispositivo aponta para o papel preponderante do ensino da história indígena enquanto instrumento de superação de preconceitos e discriminações contra os povos originários das Américas, bem como para dar a devida valorização à historicidade de sujeitos e coletivos excluídos do campo da História e relegados ao papel de subalternidade nas sociedades nacionais.
Os trabalhos deverão ser submetidos até o dia 31/01/2016, as diretrizes para os autores estão disponíveis no linkhttp://www.periodicos.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS, os artigos e resenhas podem ser encaminhados online e para o e-mail thiagocavalcante@ufgd.edu.br e a publicação do dossiê está prevista para o primeiro semestre de 2016.

Nenhum comentário: