quarta-feira, 20 de maio de 2015

SEMINÁRIO DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA

O presente seminário fora idealizado com a proposta de articular e promover críticas e debates acerca dos Direitos Humanos e Cidadania na seara acadêmica, social, jurídica, familiar e dentre muitas outras. Vivemos em um mundo globalizado e predominantemente capitalista, onde o império patronal, opressor, machista e sectarista ainda vigora. Neste contexto é que se construiu este Seminário como fruto do Programa de Extensão denominado DIREITOS HUMANOS DA MULHER E JUSTIÇA RESTAURATIVA, coordenado pela Professora Doutora Lorena Santiago Fabeni que tem como fim último oferecer na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, em parceria com Centro de Assessoria Jurídica Popular – CEAJUP, que já é um programa de extensão; e o Núcleo de Prática Jurídica da Faculdade de Direito - NPJ, atendimento à mulher em situação de violência doméstica. 
O Evento tem como finalidade levar à seara acadêmica e social discussões  e debates para esclarecimentos e apropriação temática em torno dos Direitos Humanos e Cidadania. Acreditamos que a melhor maneira para o alcance de fato de uma sociedade justa, fraterna e organizada é o debate e a reflexão dialética acerca das mazelas sociais que nos atingem. O Seminário contará com a participação massiva da Comunidade Acadêmica, Sociedade Civil Organizada, membros da Defensoria Pública,   docentes da UNIFESSPA—Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará em parceria com o PPGD/ Programa de PÓS graduação em Direito vinculado a UFPA—Universidade Federal do Pará.
Entre os temas abordados estarão:  
“Intervenção Penal, Segurança Pública e Direitos Humanos”, “Violência Doméstica Contemporânea”, “Meio Ambiente do Trabalho e Saúde do Trabalhador”, “Diálogo Judicial como Forma de Proteção de Direitos Humanos”, “Aspectos Importantes Sobre a Redução da Maioridade Penal” e “Desafio do Direito Ambiental na Era dos Direitos Humanos”

Nenhum comentário: