terça-feira, 7 de abril de 2015

Abertas as inscrições para a eleição de conselheiro tutelar

A Secretaria de Assistência Social da Prefeitura (Seasp), por intermédio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), iniciou ontem (7) a inscrição de interessados a candidato ao cargo de conselheiro tutelar, com vista à eleição por voto direto, objetivando o preenchimento de 10 vagas e igual quantidade de suplentes, para composição dos dois Conselhos Tutelares do Município, conforme edital 001/2015- CMDCA, publicado no Diário Oficial do Estado.

Irene Gomes de Sousa, secretária do CMDCA, acredita que, este ano, a concorrência será bem acirrada devido à escassa oferta de trabalho em Marabá e também considerando a remuneração do cargo, R$ 1.398,00. No entanto, para concorrer a uma vaga de conselheiro tutelar há muitas exigências além da eleição, um certame equivalente ao pleito de prefeito ou vereador.

Também, de acordo com Irene, além das certidões de praxe, o candidato deve ter residência e domicílio eleitoral no município de, no mínimo dois anos, comprovadamente; e reconhecida experiência em órgão que tenha por objetivos institucionais o atendimento, estudo, pesquisa, promoção ou a defesa dos direitos da criança e do adolescente, também de, no mínimo, dois anos.

O período de inscrição segue até 4 de maio, de segunda a sexta-feira, das 8 horas às 14 horas, na sede do CMDCA. A eleição, unificada em nível nacional, acontece em 4 de outubro deste ano. E a posse dos novos conselheiros tutelares será em 10 de janeiro de 2016.


Mais detalhes no site https://cmdcamaraba.wix.com/escolhaunificada, onde todos os procedimentos para inscrição e eleição também foram postados. (Texto: João Batista da Silva/ Ascom PMM)

Nenhum comentário: