sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Islamofobia

'Islamofobia virou ideologia rotineira na França', analisa autor de livro sobre muçulmanos
OperaMundi

Reprodução


 Qual é hoje o principal problema da França? A dificuldade de adaptar o bem-sucedido modelo socioeconômico do Estado Providência à crise econômica e ao envelhecimento da população? A crise política na nação que inventou a Revolução, dois séculos atrás? Nada disso. Basta ler a imprensa francesa para perceber que, para a maioria dos políticos e dos intelectuais, o principal problema é o papel do Islã na sociedade e sua suposta incompatibilidade com valores democráticos.

É neste contexto que surge o livro “Pour les musulmans”, (“Para os muçulmanos”), publicado pelo jornalista e escritor Edwy Plenel. “Está se criando uma ‘questão muçulmana’ na França, tal como se criou a ‘questão judia’ há mais de um século”, explica Plenel, que foi diretor do diário Le Monde antes de lançar, em 2008, o Mediapart, primeiro jornal on-line do país. Sendo um dos jornalistas mais importantes da França, o livro provocou um intenso debate sobre a discriminação sofrida pelos muçulmanos. Leia a entrevista no link abaixo.

http://operamundi.uol.com.br/conteudo/entrevistas/38821/islamofobia+virou+ideologia+rotineira+na+franca+analisa+autor+de+livro+sobre+muculmanos.shtml

Nenhum comentário: