quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

DAMIÃO: A relação da educação com os valores morais



Damião Solidade dos Santos[1]

Para o professor da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) o filósofo Pedro Laudinor Goergen (2005) o tema sobre os valores morais na sociedade contemporânea tem ganhado grande relevância principalmente nos discursos. Na escola, por exemplo: “a ética ocupa um lugar bastante singelo, muita vezes restrito a recortes disciplinar, ou quando muito, a uma atividade transversal.” (p. 985). E diz mais “a preocupação ética tornou-se universal e está presente em todos os âmbitos da vida humana”. (p. 984).

O grande desafio é o exercício prático de valores morais, em outros aspectos a dificuldade é grande, neste é muito maior. A questão ética está presente em várias dimensões do ser humano, do individual ao coletivo (vida social e comunitária). Desde cedo entramos em processos formativos, na família, na escola, na igreja (estas as instituições mais tradicionais), mas hoje no mundo contemporâneo existem outras comunidades ou grupos que também trabalha a formação moral.

Vamos caminhar rumo ao que nos propomos pontuar para Goergen (2005, p. 990) “A relação entre moral e educação ou, ao nível teórico, a relação entre ética e pedagogia vem sendo tematizada desde os primórdios de nossa cultura.” Neste sentido o/a educador/a orienta, estimula “O educador não atua nem como exemplo nem como autoridade, mas como aquele que ajuda o educando a agir segundo a idéia de virtude (Bem) que se encontra em seu interior.”

É importante levarmos em conta os sentidos/significados que o termo valor tem. Diante dos diversos conceitos sobre valor Goergen (2005, p. 989) usa como “princípios consensuados, dignos de servirem de orientação para as decisões e comportamentos éticos das pessoas que busca uma vida digna, respeitosa e solidária numa sociedade justa e democrática”. Considerando este conceito os valores vão colaborar para uma vida com dignidade e respeitos entre as pessoas e num ambiente de justiça e democracia.



[1]Pedagogo com atuação na Escola Família Agrícola Prof. Jean Hébette (EFA) e na Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (EMATER-PARÁ), Marabá - PA. dsolidade@bol.com.br
 

Nenhum comentário: