sábado, 17 de janeiro de 2015

ANA abre inscrições para quase 3 mil vagas em cursos gratuitos sobre recursos hídricos

O  ano mal começou e a Agência Nacional de Águas (ANA) já oferece 2.750 vagas em cursos na modalidade de ensino a distância (EaD). As inscrições podem ser realizadas gratuitamente através da página http://eadana.hospedagemdesites.ws/ até o próximo domingo, 18 de janeiro. Para abrir a temporada de cursos de 2015, são oferecidos temas diversos do setor de recursos hídricos, como: comitês de bacias, monitoramento da qualidade da água e gestão de bacias hidrográficas. Até 20 de janeiro, os alunos receberão um e-mail de confirmação da inscrição. -
 
Para o curso Planejamento, Manejo e Gestão de Bacias; a ANA oferece 650 vagas e as atividades vão de 20 de janeiro a 15 de fevereiro, totalizando uma carga de 40 horas. O objetivo da capacitação é discutir sobre o planejamento de recursos hídricos e a gestão de bacias.
 
Outro curso com 40 horas e que vai de 20 de janeiro a 15 de fevereiro é sobre Monitoramento da Qualidade da Água de Rios e Reservatórios. O objetivo é trabalhar junto aos alunos os conceitos e ferramentas de monitoramento de qualidade de água em rios e reservatórios em atendimento à Política Nacional de Recursos Hídricos e demais normas relativas ao tema. Há 600 vagas abertas.
 
Dois cursos têm 20 horas de carga e acontecerão de 20 de janeiro a 1º de fevereiro: Água na Medida Certa e Comitê de Bacia: o que É e o que Faz? O Água na Medida Certa (500 vagas) é aberto a todos os interessados em aprender sobre os recursos hídricos a partir de reflexões a a respeito dos conceitos e informações sobre a disponibilidade, distribuição e quantidade de água no planeta.
 
 Já o curso sobre as atribuições dos comitês de bacias (250 vagas) é principalmente para agentes gestores de recursos hídricos e membros de comitês. O objetivo da capacitação é ensinar as atribuições e responsabilidades deste tipo de colegiado e incentivar a participação da sociedade na gestão dos recursos hídricos.
 
O curso Medindo as Águas do Brasil: Noções de Plu e Fluviometria tem 10 horas e busca difundir informações sobre as medições e o monitoramento das águas dos rios e das chuvas. Nas duas turmas – de 2 a 8 de fevereiro e de 9 a 15 de fevereiro – os alunos aprenderão sobre outros assuntos, como a coleta automática de dados e a Rede Hidrometeorológica Nacional. São previstas 250 vagas para cada turma.
 
Para a capacitação Comitês de Bacias: Práticas e Procedimentos, são oferecidas 250 oportunidades principalmente para membros de comitês e agentes gestores de recursos hídricos. As atividades vão de 2 a 15 de fevereiro com uma carga de 20 horas. O objetivo é ensinar aos alunos a dinâmica de funcionamento da estrutura organizacional dos comitês e seus elementos constitucionais para melhorar o processo de gestão. -
 
 ANA realiza capacitações para as entidades que compõem o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (SINGREH) e para toda a sociedade brasileira. O objetivo dos cursos é estimular a conservação e o uso sustentável da água, além da participação cidadã na implementação da Política Nacional de Recursos Hídricos. Em 2014, a Agência capacitou 17.185 pessoas. Para 2015, a expectativa é bater este recorde. Saiba mais no Portal da Capacitação da ANA: http://capacitacao.ana.gov.br/Paginas/default.aspx
 

Nenhum comentário: