quinta-feira, 24 de julho de 2014

Morre Ariano Suassuna

Morre Ariano Suassuna  =/

O escritor nasceu em João Pessoa (PB), em 16 de junho de 1927. Com apenas 3 anos, perdeu o pai, João Urbano Pessoa de Vasconcelos, assassinado por inimigos políticos que fizera ao combater o coronelismo nordestino.

A mãe, Rita de Cássia Dantas Vilar Suassuna, criou sozinha o pequeno Ariano e os oito irmãos.

Em 1943, Suassuna inscreveu-se no Ginásio Pernambucano. Lá escreveu os poemas Guabirabas e A Morte do Touro Mão-de-Pau, de caráter épico. Em 1945, publicou o poema Noturno no Jornal do Comércio, do Recife. 

Apesar de ter iniciado estudos de literatura, formou-se em direito, na cidade do Recife, em 1946, onde escreveu no ano seguinte a peça Uma Mulher Vestida de Sol. Criou depois as peças Auto de São João da Cruz (1950), O Arco Desolado (1952) e sua obra mais conhecida, Auto da Compadecida (1955), que lhe garantiu o reconhecimento como um dos maiores dramaturgos brasileiros. 

Publicou ainda romances, entre os quais A Pedra do Reino (1970). Foi um dos principais expoentes do movimento Armorial, que visava recuperar as raízes históricas do Nordeste.

Suassuna faleceu em decorrência de um acidente vascular cerebral (AVC).

Foto: Secretaria de Cultura do Estado da Bahia
 
O escritor nasceu em João Pessoa (PB), em 16 de junho de 1927. Com apenas 3 anos, perdeu o pai, João Urbano Pessoa de Vasconcelos, assas...sinado por inimigos políticos que fizera ao combater o coronelismo nordestino.
A mãe, Rita de Cássia Dantas Vilar Suassuna, criou sozinha o pequeno Ariano e os oito irmãos.
Em 1943, Suassuna inscreveu-se no Ginásio Pernambucano. Lá escreveu os poemas Guabirabas e A Morte do Touro Mão-de-Pau, de caráter épico. Em 1945, publicou o poema Noturno no Jornal do Comércio, do Recife.
Apesar de ter iniciado estudos de literatura, formou-se em direito, na cidade do Recife, em 1946, onde escreveu no ano seguinte a peça Uma Mulher Vestida de Sol. Criou depois as peças Auto de São João da Cruz (1950), O Arco Desolado (1952) e sua obra mais conhecida, Auto da Compadecida (1955), que lhe garantiu o reconhecimento como um dos maiores dramaturgos brasileiros.
Publicou ainda romances, entre os quais A Pedra do Reino (1970). Foi um dos principais expoentes do movimento Armorial, que visava recuperar as raízes históricas do Nordeste.
Suassuna faleceu em decorrência de um acidente vascular cerebral (AVC).
Foto: Secretaria de Cultura do Estado da Bahia

quarta-feira, 23 de julho de 2014

IV Seminário Mulheres Negras Rapizes da Resistência

[Cubatão - SP]

Mestrado Profissional de Letras em Araguaína

Já estão abertas as inscrições e segue até o dia 18 de agosto as inscrições para interessados em ingressar no Mestrado Profissional em Letras (Profletras) ofertado em rede nacional por instituições associadas, entre elas a Universidade Federal do Tocantins (UFT). Coordenado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e desenvolvido por Instituições de Ensino Superior em todo o país, o ProfLetras é um curso de pós-graduação ...stricto sensu com foco na capacitação de professores de Língua Portuguesa para o exercício da docência no Ensino Fundamental. Neste processo seletivo são disponibilizadas 876 vagas, 16 delas na UFT com aulas presenciais aos fins de semana no Câmpus de Araguaína
Ver mais

Clic AQUI

terça-feira, 22 de julho de 2014

Encontro de Gestores do Campo


Nos próximos dias 4 e 5 de agosto, a Secretaria Municipal de Educação (Semed), através de sua Coordenadoria de Ensino do Campo, promove Encontro de Gestores do Campo. 

O evento que tem como tema: "Educação do Campo: Seus Espaços, Sujeitos e Saberes", pretende enfrentar "o desafio de construir uma proposta de Educação voltada para o campo, a partir de sua realidade e respeitando a identidade dos moradores que são englobados pela comunidade escolar da zona rural", resumiu Rogério Reis, um dos responsáveis pela organização.

A elaboração desta proposta parte de aspectos políticos, sociais e culturais das populações do campo em um contexto que levará em consideração as relações de trabalho (produção material e cultural) chegando consequentemente à Educação.

O Encontro de Gestores do Campo será realizado na sede da Escola Família Agrícola (EFA), na Rodovia Transamazônica km 08 sentido Itupiranga e contará com a presença do secretário de Educação, professor Pedro Souza e ainda do Colegiado da Educação do Campo da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) e do Instituto Federal do Pará (IFPA).

Nota da Fetagri

Félix Leite dos Santos, vice presidente da associação dos ocupantes de uma área de terra pública, conhecida como Divino Pai Eterno, localizada no Município de São Félix do Xingu, foi assassinado a tiros na ultima sexta feira, dia 18, quando saía de sua roça e retornava para sua casa. Seu corpo só foi encontrado no Sábado por familiares que passaram a procurá-lo devido ele não ter retornado para casa n...o final do dia de trabalho. Félix era casado e pai de 5 filhos. Segundo informação do presidente da Associação, ele já vinha recebendo ameaças de morte e registrou o fato na Delegacia de Polícia de São Félix do Xingu. O corpo de Félix foi sepultado em Marabá, no domingo à tarde, onde o trabalhador tinha parentes.
O complexo Divino Pai Eterno é constituído de terra pública federal, com área aproximada de 8 mil hectares. Há mais de 6 anos que cerca de 200 famílias sem terra, ligadas à FETAGRI, reivindicam do INCRA o imóvel para serem assentadas. Por outro lado, um grupo de 8 fazendeiros liderados por Bruno Peres de Lima reivindicam a área para formação de fazendas e criação de gado.
Nos últimos meses, os conflitos se agravaram no local devido o programa Terra Legal ter decidido que nenhum dos oito fazendeiros que reivindicam o imóvel pode ter terra regularizada em seu nome na área Divino Pai Eterno. Com a decisão do Terra Legal indeferindo todos os pedidos dos fazendeiros, as famílias decidiram então ocupar parte do imóvel e exigirem que o INCRA promova o assentamento de todos.
A reação por parte dos fazendeiros tem sido violenta. No ultimo dia 16 de abril, Lourival Gonçalves de Souza, de 60 anos de idade, posseiro da área, foi atingido por 4 tiros. De acordo com denúncias feitas pelas lideranças dos ocupantes, os tiros teriam sido disparados por pistoleiros ligados aos fazendeiros. À época do conflito, lideranças da Associação que coordenam as famílias, denunciaram à Ouvidoria Agrária Nacional que os 5 principais dirigentes da ocupação estavam ameaçados de morte, entre eles, Félix Leite, vice presidente da Associação.
A situação na área é extremamente grave e outros conflitos e mortes poderão continuar ocorrendo caso a situação fundiária não seja resolvida pelo INCRA e o Programa Terra Legal. Se o Terra Legal já indeferiu os oito processos dos fazendeiros e decidiu que nenhum deles pode ter terra regularizada naquela área; se a Constituição Federal assegura que não há posse em terra pública e que terras nessas condições tem que ser destinadas para o programa de assentamento rural, não há razão para o INCRA não criar o assentamento e promover o assentamento das famílias, antes que novas mortes ocorram no local.

São Félix do Xingu, 21 de julho de 2014.
FETAGRI - Regional sul do Pará.
Comissão Pastoral da Terra do sul e sudeste do Pará.

domingo, 20 de julho de 2014

Luciana cresce nas pesquisas

Após a publicação da pesquisa Datafolha (17), a revista ISTOÉ publicou ontem (18) a sua mais recente pesquisa, realizada pelo Sensus, sobre a corrida presidencial.
A pesquisa, realizada de 12 a 15 de julho, em período ligeiramente coincidente com o campo do Datafolha (15 e 16 de julho), aplicadas as margens de erro de ambas, não revela resultado diferente, exceto no percentual da presidente Dilma que apresenta resultado a menor, acima da margem de erro.
> O resultado da pesquisa espontânea:
Shot 016
> O resultado da pesquisa estimulada
> Segundo turno
A pesquisa do Sensus, matematicamente revela que a eleição poderia ser disputada em 2° turno, pois a presidente Dilma apresenta resultado menor (31,6%) do que a soma dos demais candidatos (34,2%), e em segundo turno, se a pesquisa do Datafolha apresentava um empate técnico entre Dilma e Aécio, nesta do Sensus esse empate se torna mais agudo, a ponto do vértice praticamente fechar.
Abaixo o gráfico histórico do Sensus, em simulação de 2° turno, no cenário em que a disputa é com Aécio Neves, desde abril até julho:
Shot 013
Abaixo o gráfico histórico do Sensus, em simulação de 2° turno, no cenário em que a disputa é com Eduardo Campos, desde abril até julho:

Shot 015











> Taxa de rejeição dos três principais candidatos

Shot 017

> Avaliação pessoal da presidente Dilma Rousseff

Shot 018

> Avaliação do governo

Shot 019

O Sensus ouviu 2 mil pessoas, em todo o Brasil, de 12 a 15 de julho. A pesquisa está registrada no TSE sob o número BR – 00214/2014. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos

domingo, 6 de julho de 2014

Cuidado com a alimentação


Cinco disputam o Governo

Cinco candidatos concorrem o Palácio dos Despachos, Marco Carrera (PSOL), Barbalho (PMDB), Jatene (PT), Elton Braga (PRTB) e Zé Carlos (PV)

. Para visualizar os detalhes de cada candidato, clique sobre os seus respectivos nomes.


Eleições 2014: Conheça os candidatos a deputados federal e estadual

Clic e conheça

Candidatos a deputados federais
Foram protocolados, no Pará, pedidos de registro para 196 candidatos a deputados federais. Para ver a lista de todos, inclusive com possibilidade de filtro por partidos, clique aqui.

 Candidatos a deputados estaduais

Foram protocolados, no Pará, pedidos de registro para 691 candidatos a deputados estaduais. Para ver a lista de todos, inclusive com possibilidade de filtro por partidos, clique aqui.

Eleições 2014: No Pará 10 concorrem ao senado

Candidatos a senador
Talvez a eleição que mais teve candidatos a senadores no Pará seja essa de 2014: são dez candidatos ao Senado Federal. Para visualizar os detalhes de cada candidato, clique sobre os seus respectivos nomes.


Eleições 2014: 11 presidenciaveis

Os candidatos e o tempo na TV
Abaixo o tempo de cada um dos 11 candidatos a presidente. 

Shot 004

Após o devido registro das candidaturas e os cálculos do sistema do TSE, os tempos acima podem sofrer pequenas alterações, sem maiores variações nas escalas que diferencia um do outro.
Fonte: Blog do Parsifal

quarta-feira, 2 de julho de 2014

Edital de Seleção de Educadores Populares

A Comissão Pastoral da Terra no âmbito do seu programa, intitulado "Inclusão Socioeconômica, direitos e sustentabilidade para o desenvolvimento do Sudeste do Pará", com  financiamento da União Européia, lança um edital aberto ao público para seleção de 03 educadores populares, sendo 02 para trabalhar na Equipe de Marabá e 01 na Equipe de Tucuruí; 01 auxiliar de finanças e 01 consultor local para o referido projeto.


EDITAL DE SELEÇÃO DE AGENTES E EDUCADORES
 

DO OBJETO DO EDITAL 

I – A Comissão Pastoral da Terra (CPT), por meio da sua coordenação executiva, torna  público o presente Edital para seleção de educadores (as) sociais e outros que deverão atuar no Projeto de Inclusão socioeconômica, direitos  e sustentabilidade  para o desenvolvimento do Sudeste do Pará em Marabá, Xinguara e Tucuruí, com co financiamento da Comissão Europeia.

II – O referido projeto será desenvolvido em três anos (Julho /2012 a Julho/2015) na região Sudeste Paraense, especificamente em áreas dos municípios de Marabá, Xinguara e Tucuruí, objetivando contribuir para a integração socioeconômica de grupos vulneráveis, ambiental e do fortalecimento da sociedade civil e contratará novos agentes para a composição do seu quadro no que se refere ao último ano de sua execução. Ou seja, Julho/2014 a Julho/2015. O projeto beneficiará a população pobre e marginalizada da área de implementação do projeto que se beneficiarão com uma melhor implementação das políticas publicas locais e nacionais reduzindo os níveis de pobreza e exclusão.
 
 
 
DA ENTREGA DE CURRÍCULOS E OUTROS 
XII – Os candidatos (as) interessados (as) em participar como educadores (as) populares, auxiliar de finanças e consultor (a) deverão encaminhar seus currículos, juntamente com uma carta de aplicação nos explicando como o candidato cumpriria com as competências e responsabilidades, descrito no item “Das atribuições”.
XIII – Os documentos deverão ser encaminhados no período de 21 a 30 de Junho para os seguintes endereços eletrônicos e comercial: cptmabpa@yahoo.com.br; marcosreis28@hotmail.com ou Travessa 13 de Maio, 208 – Centro, Marabá – Pioneira;
 
 
 

Prêmio Margarida Alves de Estudos Rurais e Gênero

Prêmio Margarida Alves de Estudos Rurais e Gênero – 4ª Edição
Mulheres e Agroecologia
 
As inscrições estão abertas até o dia 30 de agosto. Para participar, leia o Edital disponível nesta página e preencha uma das fichas de inscrição, de acordo com a categoria escolhida – Ensaio Inédito, Relatos de Experiências, e Memórias. A documentação necessária deve ser enviada via Correios, em cópia impressa e gravada em CD ou DVD.
 
 
Podem participar do Prêmio pesquisadores(as) ligados(as) a qualquer área do conhecimento (graduação e pós-graduação); representantes de Redes, entidades ou organizações não governamentais com experiência em Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) para mulheres; e trabalhadoras rurais e lideranças em comunidades.
 
Informações no link
 

Chamada de artigos para Revista Amazônia: Ciência & Desenvolvimento

Convidamos pesquisadores, professores e profissionais que se dedicam ao estudo da Amazônia a submeterem artigos para a décima nona edição Revista Amazônia: Ciência & Desenvolvimento (ISSN 1809-4058),  que será lançada em dezembro deste ano. É um periódico semestral do Banco da Amazônia que tem por finalidade divulgar artigos científicos originais sobre temas relacionados à sociedade, meio ambiente, tecnologia e desenvolvimento sustentável da Região.
A data limite para recebimento das contribuições com vistas à publicação na 19ª edição será o dia 30 de agosto de 2014. A Revista continuará a receber artigos em fluxo contínuo para os próximos números.
Os trabalhos devem ser encaminhados via e-mail para o seguinte endereço: revistacientifica@bancoamazonia.com.br.

Especial Copa do Mundo: Debatendo os Direitos Humanos

 
Copa do Mundo e os Direitos Humanos

leia no Contraponto & Reflexão

 
COLETIVA DE IMPRENSA PRESIDENTE DA FIFA
Presidente da Fifa, Joseph Blatter. Foto: Marcello Casal Jr./ABr


É Copa do Mundo, amigas e amigos! Mas nem por isso a gente aqui na Repórter Brasil parou de acompanhar ações importantes em curso em todo o Brasil. No destaque desta edição do boletim, chamamos a atenção para a tentativa em curso no Congresso Nacional de esvaziar a "lista suja" do trabalho escravo, o que representaria um grave retrocesso no combate à exploração de pessoas no país. Apresentamos a denúncia que a seleção Palestina preparou para apresentar no congresso da Fifa, e a carta enviada ao presidente da entidade, Joseph Blatter, pedindo que a organização e suas empresas parceiras tomem medidas para garantir Direitos Humanos durante os jogos. Uma reportagem especial detalha a crise pela qual passa a fiscalização do trabalho no Brasil, e um levantamento inédito indica de maneira detalhada onde aconteceram todos os resgates de escravos desde 1995, quando as operações de fiscalização começaram. O especial "Eles Mandam", mapeamento de redes de poder no país, foi atualizado e reunimos também artigos sobre diferentes questões no país, além de dicas de como configurar seu Facebook para não perder atualizações da Repórter Brasil. Boa leitura!

Copa do Mundo e Direitos Humanos
Durante a Copa, Congresso pode esvaziar ‘lista suja’ do trabalho escravo
Relatório de projeto que pretende regulamentar trabalho escravo quer proibir manutenção de cadastros que incluam nomes antes de condenação judicial
Carta a Blatter pede que Fifa garanta direitos humanos na Copa
Mensagem foi enviada em nome do Institute for Human Rights and Business, que acaba de lançar, com apoio da Repórter Brasil, a plataforma megasportingevents.org
No Brasil, palestinos pedirão suspensão de Israel da Fifa
Delegação palestina fará a solicitação durante o congresso da entidade que começa nesta terça-feira em SP. Eles acusam os israelenses de abusos contra os jogadores de futebol
 
Fonte: repórter Brasil

SEI lança edital da revista Bahia Análise & Dados – Agricultur​a Familiar


A SEI convida pesquisadores, estudiosos, gestores públicos e outros interessados a enviarem artigos até o dia 20 de agosto. Veja o edital clicando na imagem.
Ascom - 3115-4729

FronteiraZ​. Revista do Programa de Estudos Pós-Gradua​dos em Literatura e Crítica

A revista FronteiraZ. Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em
Literatura e Crítica Literária. ISSN 1983-4373 acaba de publicar seu
último número, disponível em
http://revistas.pucsp.br/index.php/fronteiraz. Convidamos a navegar no
sumário da revista para acessar os artigos e outros itens de seu interesse.

Mestrado Profissional em Física

 A Sociedade Brasileira de Física lançou, no dia 03/06/2014, o Edital Nacional do processo seletivo para ingresso no Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, turma de 2014.

O MNPEF é um programa nacional de pós-graduação de caráter profissional, voltado a professores de ensino médio e fundamental.
O programa é coordenado pela SBF, e conta com 46 polos em instituições públicas de ensino superior por todo o país.

O edital pode ser encontrado na página do programa,www.sbfisica.org.br/mnpef, em Editais (Edital 2014).

As inscrições vão de 10/06 a 15/07/2014.
São previstas bolsas para professores que sejam docentes na rede pública.