segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Alagamentos: Domingo de caos em Marabá

Deu na Imprensa

Temporal: Revoltados, populares bloqueiam ferrovia



Moradores do Bairro Km 7 e do Bairro Nossa Senhora Aparecida ocuparam na manhã deste domingo  Estrada de Ferro Carajás, no trecho urbano da Nova Marabá, e estão no local, com barricadas, impedindo a passagem dos trens e minério da Vale.
Os manifestantes atribuem o alagamento das suas residências com o forte temporal da madrugada, às obras de duplicação da EFC. Segundo eles, antes da obra não havia esse tipo de ocorrência.
Os mais revoltados questionam o recente acordo da Vale com a Prefeitura de Marabá para melhorias naquela região, como forma de mitigar o impacto da duplicação. Segundo a senhora Maria do Rosário, o município teria se preocupado apenas em consegui asfalto para o bairro e não nas medidas de saneamento e vazão da água da chuva.
A polícia está no local, mas apenas observando a movimentação. (Da Redação do CT On line)

===================


Ao me deparar com esta foto e estremecer diante do desespero e impotência desta senhora após a chuva de ontem e recordar tudo que vi e ouvi que trouxe a tona para todos em Marabá o que diversos Prefeitos deixaram de fazer em toda a cidade sem esquecer também da responsabilidade de nossos edis que nos representaram na CMM; mesmo reconhecendo que nosso atual Prefeito João Salame e alguns dos vereadores que nos representam atualmente não podem ser responsabilizados pelas décadas de omissão e falhas dos mandatos anteriores, não podemos eximi-los ou isentá-los de culpa, eis que estão praticamente 2 anos na atual administração da PMM e CMM de Marabá... Voltando ao Prefeito, tenho a dizer que sua justificativa nas Redes Socias foi bastante infeliz e me fez lembrar do provérbio latino da foto anexa: PIMENTORIUM IN ANUS OUTREM REFRESCUS EST! Vamos deixar de desculpa esfarrapada e trate de honrar o cargo que esta cidade lhe outorgou Sr. Prefeito, a bagaceira foi em toda cidade e não apenas nos locais mencionados por Vossa Excelência e cobre de sua equipe mais eficácia e planejamento atuando preventivamente, porque as vidas ceifadas ontem nenhuma ação poderá reparar...e aos nossos vereadores passa da hora deste cargo que também é de fiscalização ser honrado por vocês. Ao invés de se indignarem e se sentirem afrontados por minhas palavras tenham consciência e foquem nesta mulher e se coloquem no lugar dela e de toda a população pois esta novela tem próximos capítulos...quem os escreverá serão vocês!

=================================


 3 pessoas morreram
 Alagamentos deixam Marabá em estado crítico (Foto: Junior Oliveira/Diário do Pará) (Foto: Junior Oliveira/Diário do Pará)
 
As fortes chuvas que atingiram a região de Marabá, no sudeste paraense, deixaram o município em uma situação calamitosa neste domingo (7). Pelo menos três pessoas morreram vítimas das águas e cerca de 40% das ruas da cidade amanheceram alagadas.
Os bairros mais afetados foram Nova Marabá, onde existe um conjunto de canais, Araguaia e Alzira Mutran, onde passa a ferrovia Carajás, e a periferia do núcleo Cidade Nova.

Entre as vítimas, está um rapaz de 30 anos encontrado próximo a um fio de energia elétrica na Folha 29. Segundo testemunhas, ele estava tentando salvar móveis de dentro de uma residência quando levou uma descarga elétrica. As outras duas mortes foram de uma criança e uma idosa, afogadas dentre das próprias residências.
Os dois hospitais de Marabá também foram afetados pelas águas. No municipal, o atendimento chegou a ser suspenso, mesmo com a constante entrada de pacientes, enquanto no Regional Geraldo Veloso uma enchente coloca em risco equipamentos da UTI (Diario do Pará)

Nenhum comentário: