terça-feira, 10 de setembro de 2013

Nota do Governo João!

Nota Oficial – Protesto de Professores
 
 
A Prefeitura de Marabá, em razão das manifestações realizadas por alguns professores da rede municipal de ensino, no último sábado (7), pronuncia-se nos seguintes termos:
1 – Desde janeiro deste ano, a Prefeitura de Marabá, por determinação expressa do prefeito João Salame Neto, mantém reuniões regulares com representantes dos professores da rede de ensino municipal através da Mesa Permanente de Negociações.
2 – Através deste diálogo contínuo, foi possível pactuar o parcelamento e efetuar o pagamento de TODOS os débitos referentes aos salários dos servidores que a gestão anterior deixou de pagar.
3 – A Prefeitura de Marabá, apesar das dificuldades financeiras que atravessa, paga de forma integral os valores estabelecidos na Lei do Piso de Salários do Magistério Nacional.
4 – Diversas vantagens, a que professores alegam ter direito, estão sendo objeto de discussão e o pagamento destas vantagens, caso assim seja pactuado, será devidamente realizado.
5 – É relevante afirmar que, a partir de janeiro, os salários de TODOS os servidores – entre eles os professores e demais trabalhadores na Educação – estão sendo pagos RIGOROSAMENTE EM DIA, sem qualquer atraso.
6 – Ao mesmo tempo em que efetua reformas e adaptações em mais de 70 das quase 100 escolas da rede municipal de ensino, aPrefeitura de Marabá retomou a construção de 9 escolas e 4 núcleos de educação infantil (NEI), além de pleitear junto ao Governo Federal a construção de novas escolas e ter conseguido a garantia de construção de mais 12 NEI’s, todos para atender à população mais carente da periferia e área rural de Marabá.
7 – A Prefeitura de Marabá, de forma ousada, garantiu a matrícula de todos os alunos cujos pais ou responsáveis procuraram a rede municipal de ensino. Por iniciativa do prefeito João Salame, a Secretaria Municipal de Educação (SEMED), alugou prédios para que funcionassem como anexos às escolas, enquanto novos prédios sejam construídos. Para a atual administração, “Toda criança na Escola” não é mero slogan. É compromisso com o qual não se pode transigir.
8 – Em relação à eleição direta para diretor das escolas, ao contrário do que acontecia em gestões passadas, a atual administração tem compromisso com a democratização do ensino e é importante informar que já existe uma comissão – formada por representantes da Prefeitura e dos representantes dos servidores – que elaborou a proposta de regimento e o cronograma para os pleitos.
9 – Em outra vertente, a Prefeitura de Marabá vem investindo na formação continuada dos educadores, nas áreas urbana e rural, além da educação infantil e aquela destinada aos alunos portadores de necessidades especiais. Esta é a melhor forma de prepara-los para oferecer educação de qualidade aos nossos alunos.
10 – Serviços como o transporte escolar e a merenda foram reativados e estão sendo mantidos e melhorados. Programas como o Mais Educação, entre outros, estão sendo implantados em diversas escolas, com resultados animadores no que diz respeito à participação e aprendizado dos alunos.
11 – Em referência às alegadas “remoções”, é preciso afirmar que, para melhor atender ao alunado, alguns professores e outros trabalhadores da educação estão sendo deslocados, de órgãos e departamentos que contavam com excesso de pessoal, para outros nos quais há carência, sempre priorizando o atendimento ao aluno na sala de aula.
12 – A Prefeitura de Marabá, num ato de extrema boa-vontade, concedeu ao sindicato que representa os professores, a liberação de quatro servidores, quando estava obrigada a liberar apenas um. Assim, levando em conta que o sindicato deve ter elevado compromisso com a Educação, seria razoável discutir o retorno de três destes professores às salas de aula como forma de reforçar a luta por uma Educação cada vez melhor.
13 – A Prefeitura de Marabá, dentro do espírito democrático que a norteia, entende que a manifestação é livre e um dos atributos básicos da Democracia, mas, espera contar com o mesmo empenho dos manifestantes para discutir formas de enfrentar grandes desafios, como a distorção idade/série e a ampliação dos índices do IDEB no município.
A Prefeitura de Marabá afirma que vem cumprindo seu papel ao investir na Educação pública, gratuita e de qualidade, meio através do qual, reconhecidamente, é possível a todos, principalmente àqueles menos favorecidos, alcançarem patamares mais elevados de formação, sendo elemento indispensável à construção da cidadania.
Por fim, a Prefeitura de Marabá mantém seu compromisso com o diálogo, único mecanismo aceitável para a resolução de conflitos de interesses.
Marabá, 9 de setembro de 2013
--------------------------------------------------------
 
Esse é o governo aliado do PT!

Nenhum comentário: