quinta-feira, 26 de setembro de 2013

EFA Jean Hebette


REPRESENTANTE DE MARABÁ PARTICIPA DE CONGRESSO DA UNEFAB

O educador Damião Santos, professor da Secretaria Municipal de Educação de Marabá – SEMED e extensionista da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará - EMATER – PA, representou o município de Marabá no IV Congresso e na XI Assembleia da União Nacional das Escolas Famílias Agrícolas do Brasil (UNEFAB), evento que aconteceu de 17 a 20 de setembro de 2013, no Gama – Distrito Federal, com tema: “Pedagogia da Alternância, Educação do Campo e Políticas Públicas: diversidade, princípios, panorama e desafios da ação das Escolas Famílias Agrícolas na formação integral e profissional de jovens rurais”.

Contou com a participação de mais 150 pessoas representando delegações dos estados do Espírito Santo, Bahia, Minas Gerais, Maranhão, Ceará, Rio de Janeiro, Rondônia, Rio Grande do Sul, Goiás, Tocantins, Mato Grosso do Sul, Amapá e Pará.

A retomada desta articulação em nível nacional contribuirá com a consolidação do Projeto de Educação do Campo e Extensão Rural por Alternância da Região Sudeste do Estado do Pará (PROEFA), que visa o funcionamento de uma EFA em Marabá e expansão da Pedagogia da Alternância em âmbito regional.

A Escola Família Agrícola Prof. Jean Hébette (em processo de implantação) deverá funcionar em um dos Projetos de Assentamentos (PA´s) de sua área de atuação: Grande Vitória (km. 21), Belo Vale, Santa Rita (km. 16), Palmeira Jussara e Boa Esperança do Burgo, no munícipio de Marabá. Serão captados recursos financeiros no âmbito do Programa Nacional de Educação do Campo (PRONACAMPO) e no Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA).

Os palestrantes do Congresso: Eliene Novaes Rocha (assessora da CONTAG), Walter Bianchini (Secretário da Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário), José de Arimatéia Dias Valadão, Maciel Cover (assessor da Pastoral da Juventude Rural), Luiz da Silva Peixoto (EFA Rosalvo da Rocha Rodrigues – Mato Grosso do Sul), Paolo Nosella (Universidade Federal de São Carlos – UFCAR e Universidade Nove de Julho – UNINOVE), Edson Marcos Anhaia (Coordenador de Políticas de Educação do Campo da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão – SECADI/MEC), João Batista Begnami (consultor do MDA e assessor da UNEFAB).

Na Câmara dos Deputados – Brasílias foi promovido o  Ato Político: “pedagogia da alternância como política pública de educação do campo e sustentabilidade”. Coordenado pela Frente Parlamentar pela Educação do Campo, que tem como presidente o deputado federal Pe. João (PT – MG). Contou com a presença de vários/as deputados/as federais que declararam apoio às EFA´s do Brasil.

No âmbito do ato foram lançados os livros: “Origens da Pedagogia da Alternância no Brasil” de Paolo Nosella e prefácio do educador Demerval Saviani e “Pedagogia da Alternância e Sustentabilidade” organizados por João Batista Begnami e Thierry De Burghgrave.

Foi entregue um documento para Deputado Federal Pe. João (PT – MG) enviar para o Ministro da Secretaria Geral da Presidência da República Gilberto Carvalho objetivando uma reunião da UNEFAB com a presidenta Dilma Rousseff para reivindicar a garantia de atendimento das políticas públicas para as EFA´s do Brasil.

Foram discutidos e aprovados: relatório de atividades e financeiro, eleição do Conselho Deliberativo e Conselho Fiscal para um mandato de quatro anos. O Presidente Antônio Baroni Rocha (AEFACOT) foi reeleito, tendo Maria da Conceição Magave Miranda - Vice-presidente  (RAEFAP),   Idalgizo José Monequi - Tesoureiro (MEPES),  Joaquim José da Silva - Secretário (AECOFABA).

Nenhum comentário: