segunda-feira, 19 de agosto de 2013

NAEA perde Hurtienne

É com profundo pesar que o Núcleo de Altos Estudos da Amazônia (NAEA) e a Universidade Federal do Pará (UFPA) informam que a comunidade científica perdeu nesse último dia 17 de agosto o Professor e pesquisador Thomas Peter Hurtienne.

Thomas Hurtienne nasceu em 17 de dezembro de 1943, na Alemanha e desde 1994 vinha contribuindo com o Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido, no Naea. Em 1974 concluiu o mestrado em Sociologia na Freie Universität Berlin e em 1983 o doutorado em Economia, também na mesma universidade.

Sua experiência em pesquisa foi principalmente nas áreas da sociologia e economia política, e debatia em suas aulas, pesquisas e obras questões relacionadas ao desenvolvimento econômico e desenvolvimento endógeno, fordismo, globalização, inovações e competividade; agricultura familiar; economia e sociedade de fronteira e demais questões relacionadas à Amazônia....

Deixou obras fundamentais sobre esses assuntos como “Agricultura familiar e desenvolvimento rural sustentável na Amazônia”, “A dinâmicados sistemas de produção, as estratégiasde intensificaçãoe o papel da tecnologiade mulch na economia familiar” e “Análise socioeconômicados sistemas de uso da terra por pequenos proprietáriosna Amazôniaoriental”, todas publicadas nos Novos Cadernos NAEA e “The Brazilian Model of Accumulation: it Origens, Structure and Crisis”, na Latin American Perspectives. Publicou também vários livros (11 ao todo), individualmente ou em parceria com outros pesquisadores e mais de 20 capítulos de livro.

Concluía ainda os resultados de sua última pesquisa “Rádios Comunitárias como Sistema de Comunicação Pública para o Desenvolvimento Sustentável: prospecção de cenário e estudo de casos no Pará”.

Nenhum comentário: