terça-feira, 16 de abril de 2013

PSOL MOSTRA SUA CARA!

Parlamentares do PSOL
SENADO
Randolfe Rodrigues - Amapá
No início dos anos 90, a geração cara pintada dava os primeiros passos pelas ruas do Brasil nas frentes de luta do movimento estudantil. No Amapá, um garoto magrinho, com cabelo bem preto e espetado liderava as passeatas pelo Fora Collor. Filho de sindicalista, Randolfe Rodrigues assumiria o mandato de deputado estadual no final dos anos 1990, ainda no PT. Ao sair do partido, por identificar que o mesmo deixou o objetivo estratégico do socialismo, migrou para o PSOL, mesmo correndo o risco de não se reeleger. Sem mandato a partir de 2007, foi consagrado com a maior votação para o Senado em 2010, com 203.259 votos, tornando-se o senador mais jovem do país.

                  
 

CÂMARA DOS DEPUTADOS
Ivan Valente - São Paulo
Em mais de quarenta anos de atividade política, a luta de Ivan Valente por democracia e justiça social sempre esteve na contramão do rolo compressor das conjunturas. Foi assim durante o regime militar, que combateu até o seu fim, sendo perseguido e preso pela repressão. Foi um dos quinze deputados federais mais votados por São Paulo nas Eleições 2010, com 189.014 votos. Também foi eleito um dos quatro melhores deputados do Brasil no Prêmio Congresso em Foco. Em dezembro de 2011, assumiu a presidência nacional do PSOL.

                  
Chico Alencar - Rio de Janeiro
Chico Alencar é professor, formado em História pela Universidade Federal Fluminense. Lecionou durante mais de duas décadas em colégios da rede pública e particular do Rio de Janeiro. Seus dois mandatos de deputado federal pelo PSOL lhe conferiram o título de melhor Parlamentar do Brasil por quatro anos consecutivos, no Prêmio Congresso em Foco. Nas eleições de 2010, foi eleito com 240.724 votos, segunda maior votação de todo o Estado do Rio de Janeiro.

                  
Jean Wyllys - Rio de Janeiro
Jean Wyllys é jornalista e professor universitário. Em 2010, foi eleito deputado federal pelo Rio de Janeiro, sendo o primeiro ativista LGBT a assumir uma cadeira na Câmara em toda a história do Brasil. Seu mandato tem focado  ações que combatem a homofobia, a intolerância e o fundamentalismo religiosos, a discriminação contra o povo de santo, o trabalho escravo, a exploração sexual de crianças e adolescentes, e as violências contra a mulher. Em 2012, foi eleito o melhor deputado do Brasil pelo prêmio Congresso em Foco.  
                  
 

ASSEMBLEIAS LEGISLATIVAS ESTADUAIS
Marcelo Freixo - Rio de Janeiro
Marcelo Freixo é professor de história de profissão e deputado estadual em seu segundo mandato. Sua atuação ganhou muito destaque pelo trabalho à frente da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa.Marcelo Freixo foi presidente da CPI das Milícias, que visa a investigar a ligação de parlamentares com grupos paramilitares. Em 2008, protocolou pedido de cassação de mandato do então deputado Álvaro Lins, que acabou cassado no dia 12 de agosto. Freixo também presidiu a CPI do tráfico de armas, cujo relatório foi apresentado em 2011.Em 2012, fez mais de 900 mil votos na disputa pela Prefeitura do Rio de Janeiro.

                              
Janira RochaJanira Rocha - Rio de Janeiro
Janira Rocha é servidora pública federal do INSS, cursou História na Universidade Federal Fluminense (UFF). Militante histórica da seguridade social no Brasil e fundadora do SINDSPREV-RJ, Janira destacou-se como dirigente política nacional na defesa dos servidores públicos e da saúde pública. Desde 1978 tem participado das lutas em nosso país: contra a ditadura militar e nas diretas já!, período em que atuou na Juventude Operária Católica (JOC). Nos anos 80, teve relevante papel na organização das lutas por moradia na Baixada Fluminense e na Casa do Estudante (CEU) Em 2010, foi eleita deputada estadual pelo PSOL no Rio de Janeiro.

                  
Edmilson Rodrigues
Edmilson Rodrigues - Pará
Edmilson Rodrigues é professor, arquiteto, ex-prefeito de Belém e militante da luta popular pelo socialismo. É Doutor em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo. Edmilson foi eleito prefeito de Belém por dois mandatos, de 1997 a 2000 e de 2001 a 2004. Antes, teve dois mandatos de deputado estadual, de 1987 a 1990 e de 1991 a 1994. Na época, ele era filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT). Em 2005, filiou-se ao Partido Socialismo e Liberdade (PSOL). Em 2010, consagrou-se o deputado estadual mais votado da história do Pará. Em 2012, recebeu mais de 300 mil votos no segundo turno pela Prefeitura de Belém.
                        
Carlos Gianazzi - São Paulo
Diretor de escola pública com mestrado em Educação e doutorado em História Econômica (USP), e vereador da cidade de São Paulo em duas legislaturas, Carlos Giannazi foi eleito pela primeira vez deputado estadual em 2006 (com 50 mil votos) pelo Partido Socialismo e Liberdade. Entrou na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo como líder de bancada do PSOL, lastreado por um longo histórico de lutas em prol da melhoria da Educação. Ele sempre atuou na defesa do magistério, da Educação pública e do movimento social pela abertura de novas vagas nas escolas públicas, assim como no endosso inegociável da gratuidade e da qualidade de ensino para todos.
                  

2 comentários:

Anônimo disse...

Os outros não conheço, mas esse tal JEAN WYLLYS é uma vergonha para o PSOL, não pelo fato de ser homossexual, mas pela sua medíocridade...olha só onde começou...no BBB? só por aí a gente sabe o tipinho que ele é...

www.ribamarribeirojunior.blogspot.com disse...

Oi das 14:01

Me permita dizer a você que o dep Jean não é uma vergonha para o PSOL!

Ele é capacitado e tem se apresentado como um bom parlamentar. Aliás no congresso precisamos de deputados para defender a Reforma Agrária, Os Povos Indígenas, os camponeses, as mulheres e todas as "minorias". Ele representa muito bem! basta ver o resultado do Congresso em Foco 2012 - o melhor deputado! É polêmico! precisamos disso , de deputados que fazem oposição e que propõe! O jean tem esse perfil!