segunda-feira, 8 de abril de 2013

CHAMADA DE ARTIGOS

 
Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais
A Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais, de periodicidade semestral, editada pela ANPUR – Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional, convida professores, pesquisadores e profissionais atuantes nas áreas de urbanismo, geografia, economia, engenharia, demografia, direito, administração pública, planejamento urbano e regional, história, ciências sociais e em outras disciplinas voltadas aos estudos urbanos e regionais, a submeterem textos em torno da temática:
 
ECONOMIA SOCIAL, POPULAR E SOLIDÁRIA, AUTOGESTÃO E TERRITÓRIO
 
A partir dos anos 1990, expandem-se na América Latina formas associativas de produção e consumo como práticas econômicas, políticas e culturais alternativas à ordem neoliberal. São práticas autogestionárias orientadas pela busca de melhor qualidade de vida para todos os envolvidos e, em muitos casos, pela construção de uma outra sociedade, onde o princípio da solidariedade se sobreponha ao do mercado. Dentro da diversidade de experiências dessa natureza, destacamos as empresas recuperadas por trabalhadores, os empreendimentos comunitários mercantis e não mercantis, as redes de trabalhadores rurais e as associações e cooperativas habitacionais urbanas e rurais. Em alguns países, tais práticas alcançaram alguma institucionalidade por meio de estatutos legais e políticas de financiamento.
Essa realidade nos impõe desafios teóricos e analíticos para avaliarmos a potência transformadora e os limites das práticas autogestionárias: trata-se de um campo multidisciplinar em construção. E um dos maiores desafios é buscarmos compreender os vínculos territoriais dessas práticas, seja com a comunidade do entorno, seja com as redes produtivas regionais e nacionais.
O objetivo desse número da REURB é reunir trabalhos que analisem do ponto de vista teórico ou prático as condições objetivas e as potencialidades das experiências solidárias autogestionárias na América Latina e que alimentem o desafio posto de inserirmos nesse debate a dimensão territorial.
 
Editora Convidada para esse Número Temático: Luciana Lago (IPPUR/UFRJ)
 
PRAZO PARA ENVIO DOS ARTIGOS: de 02 a 30 de abril de 2013
 
Informamos que, independente do seu núcleo temático, a RBEUR mantém o fluxo contínuo de submissão de textos e resenhas para publicação em cada edição.
 
A partir desse número, receberemos apenas submissões no Sistema Eletrônico da Revista.
 
Siga as instruções que se encontram do lado direito do site em INFORMAÇÕES   Para Autores
 
Editor Responsável – Carlos Brandão

Nenhum comentário: