terça-feira, 5 de março de 2013

Filme na UFPA

Na próxima sexta-feira (08 de março) vamos ver um filme sobre a Guerrilha do Araguaia no auditório do Campus I em que se mostra a forte participação de mulheres na luta e um "pedaço" da História da região do chamado Bico do Papagaio, pouco divulgada. É uma atividade de aula com a turma de 2012 de Ciências Sociais, para discutir concepção de Estado. Mas estão tod@s convidados.
O filme, uma ficção realista tem o nome de Araguaya: a conspiração do silêncio, com direção de Ronaldo Duque e produzido em 2004.
 
Sinopse:
 No auge da ideologia da segurança nacional do Exército brasileiro, um partido de esquerda dissidente, militantes (a maioria jovem e inexperiente) e inocentes camponeses travam uma batalha contra o Exército em região onde a ambição e a miséria dominam. É onde também está o Padre Chico (Stephane Brodt), um religioso francês que chegou à região do Araguaia no início dos anos 60. A profunda identificação entre Padre Chico e os moradores fazem com que ele presencie eventos ligados à formação da Guerrilha do Araguaia e também sofra represálias do Estado.
 
Duração: 105 minutos
 
Horário: 14h00
 
 

Nenhum comentário: