sexta-feira, 29 de março de 2013

Contraponto no Centenário


O Blog Contraponto & Reflexão lança oficialmente nas comemorações do "centenário de Marabá". Pautado na reflexão de que a cidade de 115 de fundação, comemora os 100 anos de emancipação politica e territorial.

Artigos serão publicados imagens e lembranças de acontecimentos, porém sem perder a ternura da resitência indígena, camponesa e operária do município e da região.

 
Tendo como pano de fundo a profunda crise econômica que a Amazônia viveu pós o declínio da borracha, o comercio da castanha foi sustentáculo das oligarquias em Marabá. Deodoro de Mendonça com aval do Governo do Estado se apropriou de extensos castanhais, controlava além da compra, o transporte e as concessões de terras por meio de arrendamentos. De fato esse controle estava ligado ao esquema de subordinação e lealdade à oligarquia dominante.
 
Assim a cidade foi constituída pela força da mão de obra barata e sazonal, escrava e dos povos desterritorializados. Com uma economia pujante para poucos e a força da classe trabalhadora que neste centenário, serão esquecidos.

Nenhum comentário: