domingo, 3 de março de 2013

I Seminário de Pequisa em História Social


 
CHAMADA PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS

O Programa de Pós-graduação em História da Universidade Estadual de Montes Claros realizará nos dias 03, 04 e 05 de abril o I Seminário de Pesquisa em História Social, que terá como eixo temático: Mídias, gênero e poder.

As inscrições para Mesa Redonda e Comunicações poderão ser feitas até o dia 20 de março/2013 através do email sphistoriasocial@gmail.com .

A finalidade do evento é reunir historiadores, profissionais de áreas afins e estudantes de pós-graduação interessados pela área, mais particularmente, pela temática a ser abordada nesta primeira edição: mídias, gênero e poder. Tais temas – sejam eles considerados separadamente ou imbricados – têm despertado o interesse acadêmico, de forma bastante diversificada. Assim, visamos discutir e problematizar a importância das mídias nas construções sociais e políticas de gênero, instituindo representações e significados sobre o feminino, o masculino, o corpo, as sexualidades e as identidades, bem como nas várias formas de organização e exercício do poder. Jornais, rádio, televisão, cinema e internet são instrumentos comunicacionais e importantes práticas discursivas que estabelecem valores, significados, formas de comportamento e de pensar o mundo; influenciam decisões, medidas políticas; formam opinião, por isso, constituem, necessariamente, fontes privilegiadas para a pesquisa historiográfica e para os pesquisadores interessados em compreender a sociedade contemporânea. Esperamos, com a realização deste evento, contribuir para a divulgação de metodologias e resultados de pesquisas; avançar o debate em torno da utilização das mídias como fontes históricas, especialmente para o estudo das relações de gênero e de poder.

Outras informações e programação completa serão disponibilizadas no sítio: http://www.sphistoriasocial.unimontes.br/

Nenhum comentário: