domingo, 3 de março de 2013

40 AN0S D0 DCE-UFPA

No ano em que o DCE-UFPA completa 40 anos de luta, nada melhor que conhecer um pouco mais da sua história.

-A "Meia meia-passagem"

Em novembro de 1980, o então governador do estado, Alacid Nunes, assinou o decreto que estabelecia as bases em que deveria vigorar o direito a meia-passagem. O ato foi precedido de muitos protestos e várias passeatas de estudantes secundaristas e universitários; mas não pôs um ponto final à reivindicação. Isso porque, segundo esse formato, cada estudante teria direito a somente duas passagens por dia, durante os cinco dias úteis da semana e nos oito meses do ano letivo. Efetivamente a burocracia criado pelo Estado e pelo Sindicato das Empresas de Transporte impediu o acesso dos estudantes à meia-passagem. Os estudante não concordaram com o projeto proposto pelo governo, pois o consideraram como uma "meia meia-passagem". A luta continuou durante os anos seguintes de maneira mais acirrada.

Fonte: A Província do Pará, 7 de novembro de 1980

Via: Projeto Moara
No ano em que o DCE-UFPA completa 40 anos de luta, nada melhor que conhecer um pouco mais da sua história.

-A "Meia meia-passagem"

Em novembro de 1980, o entã
o governador do estado, Alacid Nunes, assinou o decreto que estabelecia as bases em que deveria vigorar o direito a meia-passagem. O ato foi precedido de muitos protestos e várias passeatas de estudantes secundaristas e universitários; mas não pôs um ponto final à reivindicação. Isso porque, segundo esse formato, cada estudante teria direito a somente duas passagens por dia, durante os cinco dias úteis da semana e nos oito meses do ano letivo. Efetivamente a burocracia criado pelo Estado e pelo Sindicato das Empresas de Transporte impediu o acesso dos estudantes à meia-passagem. Os estudante não concordaram com o projeto proposto pelo governo, pois o consideraram como uma "meia meia-passagem". A luta continuou durante os anos seguintes de maneira mais acirrada.

Fonte: A Província do Pará, 7 de novembro de 1980


Via: Projeto Moara
 
--------------------------------
 
Em Marabá vamos completar 20 anos da Meia Passagem, nesta luta onde companheiros como José de Ribamar Rodrigues, Evandro dos Santos Viana, Raimundo Nonato Souza, Luiz Neto, Raimundo Moura, este pôster e tantos outros travaram uma grande batalha em assembleias e manifestações, construindo a proposta que se tornou projeto de lei apresentado pelo então vereador Ademir Martins ser aprovado e sancionado pelo prefeito Haroldo Bezerra na época. Dando direito a todos estudantes independente do bairro que morava. Isso porque havia um decreto do prefeito anterior que concedia a meia passagem apenas aos estudantes que estudavam em outro bairro.

Nenhum comentário: