sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Provocações !

NOTA AO BLOG DO SINTEPP

A postagem publicada pelo Blog do SINTEPP  (ver link), tenta provocar sem razão animosidade com este pôster, que sempre defendeu eleições diretas. Inclusive já postei aqui no mês de janeiro matéria do sindicato em que defende as eleições direta para diretor, (veja AQUI). No entanto, numa clara demonstração de tentativa de desqualificar este pôster, o autor da postagem no blog sindical apela para induzir de que a minha reflexão e defesa da ampla democracia em escolhas como essa, se reduz num " ser eterno do contra". Aliás o Blog Quaradouro também foi citado.
 
Pura defecção de analise, pois quando fui conselheiro do Conselho Municipal de Educação, fui relator de uma proposta que definia critérios para eleições, que fora abortada pela gestão do então prefeito Geraldo Veloso.
 
Com relação ao caso descrito, emiti minha opinião sobre a "falsa" democracia, na limitação da tomada de decisão, caso que pode ser avançado com a eleição dos diretores com a participação de toda comunidade escolar. Acabando de vez com os feudos estabelecidos em escolas ao longo dos anos.
 
Em outra postagem deste blog, foi divulgado a proposta do sindicato (veja AQUI) em defesa das eleições, novamente este pôster expressou o sentimento pela mudança. Entendo que o processo é gradual, e que este mecanismo de garantir a gestão democrática na educação, é de fato um rompimento com a tradicional nomeação pelo poder público, com todos os vícios dos acordos que são praticados pelo poder local.
 
A administração escolar, por não se resumir à dimensão técnica, mas por configurar-se em ato politico deve contemplar a participação da comunidade. Esperamos que o sindicato cobre isso do seu prefeito, afim de assegurar um processo participativo nas escolas em Marabá.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------
 

 
 
 
 
 
 
 

2 comentários:

Anônimo disse...

A fim de aprofundar alguns aspectos desse debate, passo a focar o caso de Porto Alegre, cujo
movimento mais intenso pela gestão democrática começou logo após a promulgação da Constituição Cidadã (1988. Aqui não adianta fazer as coisas na pressa. É melhor iniciar com uma boa articulação junto a comunidade escolar, sensisibilizando, e outra sem deixar que os instrumentos do governo municipal meta o dedo.

SINTEPP - SUBSEDE - MARABÁ disse...

Caro Ribamar,

Talvez você não compreendeu ou talvez o texto não foi bem escrito ou tavez você entendeu e interpretou à sua maneira. Citamos o seu blog e o blog do quaradouro, porque a matéria estava incompatível com o que aconteceu na escola. O quaradouro foi correto, apenas os comentérios dos anônimos é que tentam desqulificar o processo que aconteu na escola. Se vc tivesse lido com mais atenção a matéria, você notaria que a frase "eternamente do contra" apesar de soar bem com a sua postura, não se relaciona ao seu blog, mas a interpretação que vc e os anônimos deram para o evento de escolha da nova diretora. O sindicato vai cobra um processo que atenda às opiniões dos nossos filiados!Independente da sua opinião, a professora foi escolhida pelos servidores, isso para nós já foi democrático!
Sempre acompanhamos as postagens do seu blog e respeitamos a sua opinião, mas o SINTEPP não vai conseguir resolver todos os problemas da sociedade.