sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Projeto Balsa de Buriti

No ano do centenário, Casa da Cultura vai refazer trajeto de pioneiros. No texto abaixo a Fundação Casa da Cultura de Marabá apresenta o projeto Balsa de Buriti.

No inicio da colonização de nossa região as pessoas utilizavam muito o transporte fluvial, dentre elas existia uma embarcação “sui generis” que era a balsa de buriti. Famílias inteiras partiam de Carolina com seus pertences, galinhas, cães, porcos e desciam ao sabor das águas do Tocantins, impulsionados e direcionados apenas por algumas varas até atingir o destino principal que era Marabá . O trajeto durava em média 20 dias. Assim muitas famílias chegaram a Marabá e aqui se estabeleceram. Lamentavelmente há pouca documentação iconográfica das balsas de buriti. Um destes poucos documentos é o desenho a nanquim de Pedro Morbach intitulado “Balsa de Buriti” desenhado em 1987.
Com o “Projeto Balsa de Buriti”, a FCCM pretende refazer o trajeto Carolina/Marabá em uma balsa de buriti, como era feito até os anos 80. Nada mais justo que ao comemorar o centenário de Marabá relembremos a importância das históricas viagens de balsa que muito contribuíram para nosso desenvolvimento.

Nenhum comentário: