quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

FETAGRI REÚNE COM VALE

Na ultima terça (06 de fevereiro de 2013) aconteceu em Marabá um momento histórico o Movimento Sindical dos/as Trabalhadores/as Rurais da Região Sudeste do Pará e a Vale S.A empresa da mineração reuniu-se para tratar de uma futura parceria. Participaram: representantes da Vale: Aldo Lima Ferreira (relações trabalhistas) e Eloiso Araújo (relações com Comunidade), Francisco de Assis Solidade da Costa (FETAGRI - Pará), Jaci Afonso (Executiva Nacional da CUT), Ari Aloraldo dos Santos Batista (Agência de Desenvolvimento Sustentável - ADS/CUT), Orlando Furini Vincuci (CUT/Nacional), Milton Zimmer (Deputado Estadual/PT), dirigentes dos Sindicatos dos/as Trabalhadores/as Rurais, presidentes da CUT Pará e Maranhão, representação dos sindicatos bancários e ferroviários.
 
Antes da reunião os Movimentos Sociais realizaram uma reunião preparatória com o Prefeito João Salame Neto e assessores um hotel da cidade e os sindicalistas da Central Única dos/as Trabalhadores/as; em seguida também visitaram a área da Fundanção Agrária do Tocantins Araguaia (FATA) instituição que já abrigou com grande êxito o Centro Agroambiental do Tocantis (CAT) e Escola Família Agrícola da Região de Marabá (EFA).
 
Já no final da tarde na sede da FETAGRI os/as agricultores/as contextualizaram o desenvolvimento regional e propuseram estabelecer uma parceria com a Vale que historicamente tem apoiado pouco projeto voltado para agricultura familiar. (claro!! não é de interesse dela)
 
Ficaram os indicativos de realização de seminário em Marabá - Pará e São Luiz - Maranhão, para intercambios e avanços da parceria. Podendo surgir um projeto  "um trem para o futuro".
 
A FATA e a FETAGRI em nome do movimento sindical deve apresentar um projeto de apoio financeiro para desenvolver um projeto de Formação política, social, econômica e ambiental voltada para agricultura familiar. O problema urgente é a reforma dos prédios da FATA localizados no km. da rodovia Transamazônica (sentido Itupiranga).
 
O próximo encontro será dia 10 de abril de 2013 em Marabá. Jaci Afonso (Executiva Nacional da CUT) é grande articulador desta parceria, que rapidamente manteve contatos com o Banco do Brasil, a próxima organização a ser dialogada com os/as agricultores/as.
 
---------------------------------------------
 
E aí? Será o que pensam esses sindicalistas? vão ou não colocar a EFA para funcionar?

Nenhum comentário: