segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

UEPA promove debate sobre Trabalho Escravo


O CAMPUS UNIVERSITÁRIO DA UEPA EM MARABÁ DISCUTIRÁ A PROBLEMÁTICA DO TRABALHO ESCRAVO CONTEMPORÂNEO

A turma de alunos do Curso de Pedagogia, da Universidade do Estado do Pará (UEPA), Campus de Marabá, pelo Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR), estará promovendo, no dia 25 de janeiro deste ano [sexta-feira], em parceria com o Grupo Interinstitucional de Enfretamento ao Trabalho Escravo (GAETE) e com Assessoria Pedagógica do Campus Universitário, um seminário sob o titulo “História, Cidadania e Ensino: olhares e reflexões sobre a problemática do Trabalho Escravo Contemporâneo”. Este evento é parte das discussões que o Airton dos Reis Pereira (Doutorando em História pela UFPE e professor da UEPA-Marabá) vem fazendo com os alunos do Curso de Pedagogia sobre os problemas e os desafios sociais, culturais e econômicos colocados aos moradores do sul e sudeste do Pará por meio da disciplina denominada “História da Amazônia e Metodologia do Ensino de História”.

Na parte da manhã, a partir das 8:00h, o evento contará com a participação de Geuza Morgado, socióloga e agente da Comissão Pastoral da Terra (CPT), que proferirá a palestra sob o titulo “Trabalho Escravo contemporâneo e a experiência da CPT no combate ao Trabalho Escravo”. Na parte da tarde, com início às 14:00h, além de uma mesa formada por Seidel Santos, Coordenador da UEPA-Campus Marabá; Luiz Bressan, Secretário Municipal de Educação de Marabá; Dr. Jônatas Andrade, Juiz da Vara do Trabalho de Marabá; Jacqueline Carrijo, Representante do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Ministério do Trabalho – SINAIT; Dr. Antônio Oldemar Coelho, presidente da Associação dos Magistrados do Trabalho da 8ªRegião - AMATRA VIII; e de Geuza Morgado, socióloga e agente da CPT, Dr. Jônatas Andrade e Jacqueline Carrijo farão as palestras “Trabalho Escravo Contemporâneo: conceito e o papel do Estado no combate ao trabalho escravo”.

As inscrições serão feitas no local, dia 25/1. Os participantes receberão declaração de participação do evento.

Local: Salão da Biblioteca do Campus Universitário – UEPA localizado na Av. Hiléia s/n – Agrópolis do INCRA – Bairro: Amapá – Marabá (PA).

Vale dizer que o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR), do qual os alunos do Curso de Pedagogia fazem parte, trata-se de uma Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica, em regime de colaboração entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, que tem como finalidade a formação inicial e continuada de professores em exercício na rede pública de educação básica. Em Marabá, além do Curso de Pedagogia, a UEPA conta, por meio do PARFOR, com os cursos de licenciaturas em Geografia, Ciências Naturais (habilitação em Biologia), Educação Física e Letras.

Nenhum comentário: