quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

MARABÁ RUMO AO CENTENÁRIO

Casa da Cultura de Marabá: lugar de memória
Tenho uma aluna em Capanema que é louca por Marabá, não sei se de pedra ou de lua, mas louca – mais ou menos como eu. Pedi a ela um lugar, um único lugar que lembrasse a cidade. A Casa da Cultura, sem dúvida – ela disse. Também é um dos lugares de meus afetos na boa terrinha. Não só de quando menino, mas também de hoje. A Casa da Cultura atravessa toda minha vida de memórias afetivas sobre “a mesopotâmia do sol” e da poesia. Minha lembrança mais antiga sobre a Casa é da época que ela nem pertencia à prefeitura. Lembro-me do helicóptero da CVRD, ou VALE, pousando onde hoje é um jardim circular, em frente ao prédio de madeira que ainda está lá e no qual durante muito tempo funcionou a instituição.

Nenhum comentário: