terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Saberes da Terra




 Aconteceu entre os dias 19 a 28 de novembro de 2012 o III Tempo-Academico do Curso de Esepcialização/Aperfeiçoamento em Educação do Campo, Agricultura Familiar e Sustentabilidade na Amazônia - Projovem Campo Saberes da Terra no Campus Rural de Marabá. 
Partilha, estudo, reflexões, diálogo e construção de saberes marcaram a realização do III Tempo Acadêmico do Curso de Especialização e Aperfeiçoamento em Educação do Campo, Agricultura Familiar e Sustentabilidade na Amazônia, que aconteceu nos dias 19 a 28 de novembro de 2012, na sede do Campus Rural Marabá do Instituto Federal do Pará (CRMB/IFPA), envolvendo mais de 40 educadores que atuam na educação escolar de nível fundamental integrada a qualificação social e profissional de jovens e adultos agricultores familiares do campo nos municípios de Dom Eliseu, Novo Repartimento, Goianésia, Parauapebas e também, nas Casas Familiares Rurais de Tucuruí, São Félix do Xingu, Tucumã/Ourilândia e Santa Maria das Barreiras.
No primeiro dia de trabalho (19.11), os estudantes apresentaram elementos de sua realidade relativos à organização social e políticas públicas, Eixo Temático do III tempo-acadêmico. Dia 20.11 fez-se uma mesa de debate sobre o referido tema que contou com a presença dos convidados: Airton dos Reis Pereira (UEPA); Emmanuel Wamberg (COPSERVIÇOS); Raimundo Gomes (CEPASP).
Ao longo da programação, Maria Suely Ferreira Gomes e Ribamar Ribeiro Junior, educadores do CRMB, atuaram no estudo sobre Cidadania, Organização e Movimentos Sociais. Mariana Gomes de Oliveira (IFPA/CRMB), Loide de S. e Silva e Maura Pereira dos Anjos (UFPA) abordaram temas ligados às Políticas Públicas voltadas para a Agricultura Familiar, Juventude e Educação do Campo. E novamente contou-se com a presença do prof. Airton dos Reis Pereira que ministrou um mini-curso sobre pesquisa em educação. A formação também teve o acompanhamento das técnicas da Coordenadoria da Educação do Campo, das Águas e das Florestas – Cecaf/Seduc, Elisa Farias Vieira (Coordenadora Cecaf) e Denise Cunha Monteiro.
Apesar dos muitos desafios que permeiam a atuação docente dos estudantes do curso, a partilha revelou que a formação continuada tem estimulado a realização de práticas educativas que buscam dialogar com a realidade dos sujeitos e suas necessidades.
Enviado por: Profª Msc. Maria Célia Vieira da Silva
Coordenadora do Curso – CRMB/IFP

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