segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

CICLO DE OFICINAS SOBRE PRÁTICAS CORPORAIS

GRUPO LACOR/FEF PROMOVE CICLO DE OFICINAS SOBRE PRÁTICAS CORPORAIS INDÍGENAS NA UFPA (TEMA JOGOS INDÍGENAS – FASE II)
O Grupo de Estudos e Pesquisas em Cultura do Corpo, Educação, Arte e Lazer (LACOR) da Universidade Federal do Pará, realizará o terceiro encontro do Ciclo de Oficinas sobre Práticas Corporais Indígenas, com a temática Jogos Indígenas (Fase II), no dia 14 de Dezembro na UFPA (sexta-feira) no Campus Guamá. A referida ação tem como objetivos:
a)   promover o reconhecimento e valorização da cultura indígena entre os alunos indígenas, servidores e alunos  não indígenas da UFPA;
b)  oportunizar espaços de produção de conhecimento pelos alunos indígenas através da realização de oficinas;
c)   contribuir para o fortalecimento de sua autodeterminação e construção de espaços que dialoguem sobre a diversidade cultural da Amazônia. 
As oficinas integram as atividades do Projeto de Extensão Série Diálogos sobre a Cultura Corporal e Educação, um dos projetos de extensão do Grupo LACOR, da Faculdade de Educação Física (FEF) e estar articulada à disciplina Estudos Sociológicos da Motricidade Humana, ministrada pela Profa Ms Maria da Conceição dos S. Costa, também coordenadora do Projeto.
A intenção é de conhecer, reconhecer e socializar os conhecimentos sobre a prática dos Jogos e brincadeiras Indígenas a partir da Cultura dos alunos indígenas da UFPA. Teremos a oportunidade de conhecer as práticas corporais de outras etnias pertencentes a Associação dos Estudantes indígenas da UFPA (APYEUFPA) neste terceiro encontro.
No mês de novembro realizamos a Fase I da temática Jogos Indígenas, com o envolvimento de alunos indígenas da UFPA e tivemos a participação de alunos indígenas do Campus de Marabá/UFPA: Xapranti Jorunti Kuwexere (Etnia Kikatêjê) e Fabiano S. S. Tembé (Etnia Tembé), socializando entre alunos indígenas, demais acadêmicos e comunidade em geral a história, os sentidos e significados dos jogos indígenas para nossa Cultura. Esta ação tem fortalecido as atividades acadêmicas dos alunos indígenas integrantes da Associação dos Estudantes indígenas da UFPA (APYEUFPA), que tem contado com o apoio e esforços do presidente da associação Edimar Fernandes para a sua realização.
A oficina irá acontecer no dia 14/12 no Ginásio de Esportes da UFPA (Campus Básico do Guamá, em frente ao portão 2), sendo realizada no período de 8h30-12h e no período de 14h-18h. Os interessados poderão realizar suas inscrições pelo e-mail: lacor.ufpa@gmail.com com os seguintes dados: nome, e-mail, curso e instituição. A entrega do certificado será realizada ao final da oficina.
Venham tod@s! Serão bem-vind@s!
PS: Em anexo o cartaz de divulgação. Contamos com sua divulgação!
                                                                                     A Coordenação do Projeto

Nenhum comentário: