quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Alguém soube da inauguração do Campus Rural??

A presidenta Dilma Rousseff inaugurou, em ato simbólico, o Campus  Rural de Marabá, juntamente com outros trinta e dois Campus de diversos Institutos Federais. Ato foi realizado durante cerimônia de abertura do 7º Encontro Nacional da Indústria (Enai), em Brasília. Até ai tudo bem, acontece que o Campus Rural de Marabá já funciona com curso desde de Maio de 2009 ( Especialização Saberes da Terra). Mais o  pior dos agravantes é que a obra está inacabada!


A imagem acima reporta o dia em que a Policia Federal foi chamada para reprimir a manifestação dos educandos que exigiam agua de qualidade.



O campus Rural de Marabá foi construído numa área doada dentro do Assentamento 26 de março, a 25 km da sede do município de Marabá. Já foram investido mais de 10 milhões de reais, porém a estrutura da obra apresenta várias defecções, sendo algumas delas comprometedoras.

Salça de aula com rachaduras


  Relatório

Em outubro do ano passado uma comissão foi formada para averiguar a situação, a partir de denuncia do movimento grevista. O resultado do trabalho da Comissão de levantamento da obra inacabada do Campus Rural de Marabá gerou um relçatóio que foi enviado ao Reitor.  No parecer do Relatório, declarava que: Contudo, os resultados de sua etapa inicial evidenciaram uma situação preocupante, que merece atenção dos gestores públicos para o cumprimento da legislação e aprimoramento da gestão dos recursos. Por outro lado, cabe também o alerta às entidades fiscalizadoras de que mecanismos de controle externo nessa área devem ser implantados e melhorados para uma ação mais eficaz. Fragilidades nas atividades de projeto, execução, fiscalização e controle de obras públicas foram constadados.
Vale ressaltar que a Lei de Responsabilidade Fiscal: Observado o disposto no § 5º do art. 5º, a lei orçamentária e as de créditos só incluirão novos projetos após adequadamente atendidos os em andamento e contempladas as despesas de conservação do patrimônio público, nos termos em que dispuser a lei de diretriz orçamentárias.


----
E os laboratórios?


Apesar de ser inaburada pela Presidente Dilma (hoje dia 5 de dez) essa imagem retrar a situação do local que deveria ser o laboratório de quimíca.


-------

OFICIALMENTE FOI INAUGURADO, MAS AS OBRAS AINDA NÃO FORAM ENTREGUES PELA CONTRUTORA. QUE ALIÁS, ABANDONOU A OBRA, MESMO TENDO RECEBIDOS OS ADITIVOS.

Aqui onde seria a Quadra coberta - a empresa contrutora abandonou a obra, mesmo depois dos estragos já feitos desde o início da construção do campus.
 Placa da obra do Asfaltamento da estrada que liga a BR 155 a sede do CRMB, que deveria ser entregue em 180 dias


Parte da estrada foi jogado um piche e outra está ainda na piçarra - construtora retornou os trabalhos essa semana (justamente no inverno), a obra também estava paralisada.

Nenhum comentário: