sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Revista Brasileira de História Oral submete artigos

(até 01 de outubro de 2012)
Revista Brasileira de História Oral, periódico da Associação Brasileira de História Oral, convida os pesquisadores interessados a enviarem contribuições para o Dossiê História Oral, Memória e Democracia. O Dossiê dá continuidade às reflexões desenvolvidas no XI Encontro Nacional de História, realizado em julho de 2012, na Universidade Federal do Rio de Janeiro, e visa reunir estudos a respeito dos processos de transição política de regimes ditatoriais para regimes democráticos, com destaque para o papel neles desempenhado por iniciativas voltadas à memória da perseguição e da militância de oposição. Pretende resgatar situações nas quais o testemunho esteve no centro das atenções, avaliar até que ponto a história oral tem sido recurso utilizado nestes empreendimentos e a forma como eles têm lidado com os desafios colocados pela narrativa das pessoas que vivenciaram situações traumáticas. Serão bem vindos trabalhos que, enfocando casos particulares, contribuam para o debate em torno de temas como testemunho, trauma, verbalização e ressignificação do passado, direito à verdade e à justiça, memória e esquecimento. Além do referido dossiê, a Revista Brasileira de História Oral aceita contribuições para as Seções Artigos Variados, Multimídia, Resenhas e Entrevista.
Os artigos devem ser enviados para carla.simone@ufrgs.br até 01 de outubro de 2012. Seguem, abaixo, as normas para submissão.
Profa. Dra. Carla Simone Rodeghero  (professora do Depto. e do PPG em História da UFRGS e editora da Revista Brasileira de História Oral).
Normas para submissão
1. Todo o material encaminhado à História Oral precisa ser inédito.
2. Os artigos, acompanhados de resumo, palavras-chave e título em português e inglês, não podem ultrapassar 30 laudas.
3. As resenhas devem versar sobre obras recentes, nacionais ou estrangeiras e ter, no máximo, cinco laudas.
4. As entrevistas, precedidas de introdução contextualizando-as e ressaltando sua importância e significado, não podem ultrapassar 30 laudas.
5. Os textos devem ser escritos em letra Times New Roman, tamanho 12, espaço duplo e possuir formato de arquivo DOC (Microsoft Office Word ou similares).
6. As remissões bibliográficas devem figurar no corpo principal do texto entre parênteses, com o sobrenome do autor seguido da data de publicação da obra e do número da página. As referências bibliográficas devem constituir uma lista única no final do artigo. As notas também devem ficar no final do artigo, apenas com informações complementares e substantivas, sem ultrapassar três linhas cada uma.


Caso não esteja conseguindo visualizar esta mensagem,  clique aqui.

Caso não queira mais receber nossas mensagens,  clique aqui.

ABHO - Associação Brasileira de História Oral
http://www.historiaoral.org.
br/

Nenhum comentário: