quinta-feira, 5 de julho de 2012

Sucessão em Marabá - sexta parte

Continuamos postando sobre as eleições em Marabá, biografizando politicamente todos os candidatos em suas respectivas alianças do presente e do passado.

Para fechar o bloco que apóia a reeleição do atual prefeito, o que tem de fato de alteração no quadro são apenas os partidos Democratas e PP que constituem a coligação de apoio.  Com isso, aumenta alguns minutos no horário de Tv e Rádio em relação a eleição de 2008.

O DEM hoje dirigido pelo empresário Reinaldo Zucatelli, que já foi vereador eleito em 1988 pelo PTB e depois vice-prefeito pelo PL junto com Haroldo Bezerra em 1992.Chegando a romper politicamente e depois fuicando no ostracismo politico por vários anos, agora novamente Zucatelli se expôe a política eleitoral apoiando a reeleição do  prefeito Maurino magalhães (PR).

O PP comandado pelo vereador Miguel Gomes Filho que tentará chegar pela sexta vez na câmra municipal, depois de inciar sua carreira política em 1998 junto com Maurino, Vanda Américo, Julia Rosa. Foi  candidato a deputado estadual em 1990 pelo PDT; em 1992 também pelo PDT disputou a prefeitura, tendo como vice o médico João da Mata.

Miguelito voltou a câmara em 1996 já pelo PPB ( que depois se transformou em PP) e até hoje continua no mesmo partido. Sendo reeleito em 2000, 2004, 2008. No governo do prefieto Maurnio Magalhães foi destaque na SDU, coordenando programas de titulação de áreas urbanas. Chegou a ensair um plano B caso Maurino não pudesse sair candidato.

Um comentário:

Laércio Ribeiro disse...

Riba,

Excelente a sua iniciativa de fazer esta retomada ao passado histórico de algumas figuras que compõem o xadrez polítco em Marabá.
Parabéns.
Sobre o Miguelito, faltou dizer que ele também assumiu o primeiro escalão de administrações passadas, como aconteceu na gestão de Tião Miranda, em que ele foi secretário de Saúde.