quinta-feira, 5 de julho de 2012

Sucessão em Marabá - quinta parte

Foi  confirmado a ex-deputada Elza Miranda (PR) será candidata a vice-prefeita na chapa do atual prefeito Maurino Magalhães (PR), que tenta reeleição em Marabá no dia 7 de outubro. Elza Miranda inicia sua carreira política em 1988, sendo primeira suplente de vereadora pelo PDC apoiando Nagibinho para prefeito. Quase dois anos depois consegue assumir desbancando o então vereador Dr. João da Mata. na justiça eleitoral. Em 1992, já no extinto PST apóia a eleição de Haroldo Bezerra (PSDB), Sendo eleita em 1994 para deputada estadual, um caso estranho aconteceu neste ano: no primeiro turno apoiou Jarbas Passarinho (PPR) para governador e no segundo foi de Almir Gabriel  (PSDB).

Em 1996, como deputada deu todo seu apoio para DR. Veloso, depois de ter ensaiado sua candidatura à prefeitura e desistido, na época sinalizava uma coligação com o PMN de Simão Malaquias e Gilson Dias.

Em 1998, é novamente eleita deputada, dessa vez pelo PSDB acompanhando a reeleição de Almir Gabriel. Em 2000 sai candidata a prefeita pelo PSD do seu colega de parlamento Duciomar Costa, tendo como vice Márcio Spindola (PP), porém, fica em segundo lugar e Dr Veloso é reeleito ao lado de Tião Miranda. Em 2002, garante sua reeleição para deputada estadual e continua na coligação União pelo Pará que elegeu Simão Jatene para governador.

Elza Miranda retorna ao PSDB, e em 2004 se lança novamente como candidata a prefeita fazendo aliança com Dra. Cristina Mutran  ( na época no PFL) de vice, dessa vez fica em terceiro lugar, perdendo para Tião e Asdrubal respectivamente.

Após perder duas eleições para deputada estadual, em 2006 pelo PSDB  e 2010 pelo PR, Elza recebe atenção especial do prefeito Maurino que lhe nomeia Secretária municipal de esporte. Na Semel, Elza se reorganiza politicamente para disputar uma vaga na câmara municipal. Entretanto, depois de muitas articulações Elza Miranda agora é a candidata a vice prefeita na chapa com o atual prefeito Maurino Magalhães (PR).

Nenhum comentário: