segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Fórum Social Mundial 2011


O Fórum Social Mundial de Dakar (2011) está organizado em três grandes temas: a conjuntura global e a crise, a situação dos movimentos sociais e cívicos e o processo do Fórum Social Mundial.

O FSM Dakar também será o momento para o debate sobre o caráter incompleto da descolonização e devir de uma nova fase descolonização.

O evento acontecerá entre 6 e 11 de fevereiro, em Dacar (Senegal), no campus da Universidade Cheikh Anta Diop. A programação geral está organizada da seguinte maneira:

1º dia (6/02/2011): Marcha de Abertura
2º dia (7/02/2011): Dia da África e da Diáspora
3º dia (8/02/2011): Atividades autogestionadas
4º dia (9/02/2011): Atividades autogestionadas
5º dia (10/02/2011): Assembleias de Convergência
6º dia (11/02/2011): Assembleias de Convergência /Assembleias das Assembleias
Mais mais detalhes
Site oficial: http://fsm2011.org/br/
Secretaria : secretariat@wsf2011.org / secretariatcomiteforumdakar@yahoo.fr


A ética contra a canalhice!


Cuidado com o aedes?

 Pelo telefone soube ontem que uma amiga e fiel depositária do meu pezinho de pimenta, está com dengue, com todos os sintomas dor de cabeça, dor nos olhos, dor no corpo, febre, enjoo e outras coisinhas incômodas - a você querida Lu uma boa recuperação e volte logo para cuidar dos pezinhos.....









Nesta cidade onde todo inverno os focos se alastram, mais cedo ou mais tarde alguém sempre é acometido dessa doença. O aedes aegypti está na moda, passeia pelo seu curto ´ciclo de vida deixando uma multidão de cama. A nós a tarefa de prevenir!

Compor uma atmosfera nova.

Serão os próximos passos para o aniversário deste blog, que no dia 27/02 completará 4 anos de circulação na blogosfesra. E aqui compadi não se sabota o tempo para ver um amanhecer envelhecido pelas plagas da convivência. Diminui-se a pressão, mas solta a fúria, incendeia os novos horizontes. Despeita-se as angústias e desperta as impressões compartilhando a esperança e as decepções. Não é uma aventura inusitada postar sem inspiração, mas como bom senso da radicalidade transformar as equivocadas posturas em informações consistentes para um bom debate.

Surgem a cada instante novas inquietude, onde o personagem principal é representado por interessantes máscaras, cuja necessidade excessiva o expôe a afirmar que os caminhos que estão traçados por ai, precisam ser revistos, com ampla leitura sobre as possibilidades da existência das contradiçoes se descontradizerem.

Essa é a nossa atmosfera nova que vem por aí!

Imagem do mês!

Foto: Ribamar Ribeiro Junior
Enquanto equipes de agentes de saúde percorrem a cidade combatendo os focos de mosquitos da dengue, o antigo chafariz da Praça do Pescador se transformou no maior foco - água limpa e parada!

INCRA: Em tempo de disputa!

O PT do Pará já indicou o nome do provável presidente do INCRA, trata-se do ex-secretário de agricultura do Governo Ana Júlia, Cassio Pereira Alves (PT pra Valer). Porém, o PMDB Nacional já melou os desejos dos paraenses. Vai comprar a briga!

---------
História do òrgão que deveria defato fazer a Reforma Agrária no país.

O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) é um órgão do governo federal brasileiro. O INCRA administra a questão agrária no Brasil. A partir de 1970, o governo federal criou o INCRA e ao mesmo tempo vários programas especiais de desenvolvimento regional. Entre eles:
Programa de Integração Nacional - PIN (1970)
Programa de Redistribuição de Terras e de Estímulo à Agroindústria do Norte e Nordeste - PROTERRA (1971)
Programa Especial para o Vale do São Francisco - PROVALE (1972)
Programa de Pólos Agropecuários e Agrominerais da Amazônia - POLAMAZÔNIA (1974)
Programa de Desenvolvimento de Áreas Integradas do Nordeste - POLONORDESTE (1974)
No início da década de 80, com o agravamento dos conflitos pela posse de terra, na região Norte do País, ocasionou a criação do Ministério Extraordinário para Assuntos Fundiários e dos Grupos Executivos de Terras do Araguaia / Tocantins - GEAT, e do Baixo Amazonas - GEBAM.
Em 10 de outubro de 1985, o governo do presidente José Sarney elaborou o Plano Nacional de Reforma Agrária (PNRA), previsto no Estatuto da Terra. Criou-se para isso o Ministério Extraordinário para o Desenvolvimento e a Reforma Agrária (Mirad), mas quatro anos depois os resultados foram pouco expressivos.
Mas em 1987 o Incra foi extinto e o Mirad, extinto em 1989. A responsabilidade pela reforma agrária passou para o Ministério da Agricultura. Em 29 de março de 1989 o Congresso Nacional recriou o Incra, rejeitando o decreto-lei que o extinguira, mas o órgão permaneceu semi-paralisado, por falta de verba e de apoio político. O órgão ficou vinculado diretamente à Presidência da República, com a criação, em 29 de abril de 1996, do Ministério Extraordinário de Política Fundiária, ao qual imediatamente se incorporou o Incra.
Em 14 de janeiro de 2000, o Decreto nº. 3.338, foi criado o Ministério do Desenvolvimento Agrário.
(Fonte: Wikipedia)

O perigo ronda em Xinguara!

Em três dias, dois prédios públicos foram incendiados em Xinguara. O primeiro foi o prédio do IBGE, que também funcionava  a Associação dos Servidores Públicos Municipais, Coomigasp e um Escritório do Incra. O segundo atentado ocorreu  no prédio onde funciona o Núcleo de Apoio a Saúde da Família – NASF, que teve o forro completamente destrído.

Tudo leva a crer que ambos os atentados foram orquestrados pelo mesmo grupo.

As investigações apontaram os causadores do sinistro.

Sobre o Estudo de "viabilidade" da divisão do estado (1)

 OBJETIVOS GERAIS DO ESTUDO:

◦ Lançar luz sobre a temática da divisão geopolítica do Brasil;

◦ Estabelecer os fundamentos técnicos para criação de Carajás;

◦ Análise dos aspectos históricos, sociais, econômicas e financeiros que envolvem a criação de Carajás.


 TESE CENTRAL DO ESTUDO:

◦ A criação do Estado de Carajás não constituirá ônus financeiro para o Brasil nem tampouco estorvo para o estado do Pará, mas consistirá num avanço positivo no sentido de mitigar assimetrias regionais no Brasil e vazios de Estado no subcontinente amazônico do Brasil, além de posicionar melhor o Norte no conserto federativo.

--------------------------------------
Contraponto!
Tive acesso ao Resumo do Estudo que se intitula "ASSIMETRIAS REGIONAIS NO BRASIL -Fundamentos para Criação do Estado de Carajás", começei analisar a partir de seu objetivo central, e chego a uma conclusão que o presente estudo trás na sua cerne um descompasso com a realidade do sul e sudeste do Pará, mas parece uma cópia dos desejos dos antigos emancipadores do Norte do Goiás, do que um estudo sério sobre a viablilidade técnica, econômica, social, cultural e politica da região. Em um determinado trecho diz: “Em particular, o presente trabalho propõe examinar os fundamentos que sustentam a tese da criação do estado de Carajás, certo de que sua emancipação político-administrativa representa um passo importante na mitigação do efeito deletério do quadro de ausência de Estado e de governança nesse reduto amazônico.” Ausência de Estado? Só pra provocar vou contar uma história, em frente ao acampamento Frei Henry de Rozier nas margens da rodovia 275 - no município de Parauapebas, existe desde a ocupação do outro lado da pista uma guarnição da Policia Militar - homens bem armados do Tático na porteira da fazenda. Isso é ausência do Estado? A área para construir a Alpa foi desapropriada por quem? Pela Vale? Quem estar dando incentivo fiscal para Vale?
 
Continuando, o Trocate não estava equivocado como alguns desafiaram sem nenhum fundamento nos comentários que provocou esta postagem a partir da  carta enviada a mim e reproduzida aqui. Veja por que não estava, assim como eu também venho afirmando, o mesmo estudo diz ainda:
 
A economia da região de Carajás se funda principalmente na atividade industrial do complexo minero-siderúrgico, tendo nessa indústria-chave seu principal motor. Também se alicerça na sua comprovada capacidade de produção de energia hídrica e na competitividade do agronegócio regional, especialmente ligado aos elos produtivos da bovinocultura, madeira e fruticultura. O fato de dispor de um eixo multimodal que integra rodovia, ferrovia e hidrovia, vem contribuir para aumentar seu potencial competitivo.”

Os fundamentos para divisão estar no fator econômico, criando uma nova estrutura administrativa para consolidar uma economia capitalista com base nas riquezas naturais, potencializadas para exportação. Que com a Lei Kandir - continuará tendo ICMS isento! E a riqueza como será distribuida neste novo estado? já qeu seu fundamento é o abandono feito pela capital ? Mais uma potoca! As deficiências infra-estruturais é resultante do modelo econômico adotado pelo ESTADO-NAÇÃO - uma economia voltada aos interesses dos ideólogos capitalistas e nefastos predadores, que aqui na região são fardados pelo agronegócio. Os mesmos que desmataram, criando a monocultura do gado, associando ao trabalho escravo seus enriquecimentos.
-----------------------------------------
O debate não pára!

Começou a patifaria!


O blog dos Concursados denuncia a existência de uma imensa estrutura para recolhimento de curriculos de candidatos a serviço temporário na Secretaria de Estado de Educação (escolas e Sistema Modular de Ensino), está provocando inquietação nos mais de 4 mil concursados, aprovados nos concursos C-125, C-126, C-130, e C-154, para cargos de professor, técnico em Educação, técnico em Gestão e assistentes administrativos.
De acordo com as denúncias, enviadas à Asconpa por servidores concursados que trabalham na Seduc, a efetivação das contratações espera apenas pelo aval do secretário de Educação, Nilson Pinto (PSDB).
Trata-se de política suja contra os concursados, amplamente praticada durante os quatro anos do mandato da ex-governadora Ana Júlia Carepa (PT).
Não somos contrários a contratação de temporários, nem de comissionados, mas, se existem vagas e concursados aprovados, estes devem ser nomeados.
Já estamos nos organizando para, juntamente com o Ministério Público do Estado, barrar essa farra de contratações ilegais em todos os órgãos da administração pública estadual.

Leia mais AQUI

Randolfe Rodrigues vai à disputa pela presidência do senado!

Psol lança Randolfe Rodrigues à presidência do Senado

O Psol anunciou nesta segunda-feira que lançará o senador eleito por Amapá Randolfe Rodrigues como candidato à presidência do Senado. Ele concorrerá pelo cargo com o atual presidente da Casa, José Sarney (PMDB-AL), até então candidato único.

O partido oposicionista afirma que, após uma série de escândalos que abalaram o Senado nos últimos anos, não houve renovação. "Depois que o Renan Calheiros (PMDB-AL) saiu, não houve nada que o Sarney tenha feito para reconstruir um cenário de postura ética e democrática. Ninguém foi punido", afirmou a senadora Marinor Brito (Psol-PA), no dia 27.

Pelo regimento do Senado, as bancadas preenchem os cargos conforme seu tamanho - se não houver um clima de disputa entre os partidos. A regra da proporcionalidade parecia ser respeitada, entre outros motivos, porque a oposição passa por um período de reorganização e com poucas chances de lançar um candidato contra Sarney com chances de sucesso. O PMDB é a sigla com o maior número de senadores: 19.

Aos 38 anos, Randolfe é o mais jovem senador eleito do País. Nas eleições de 2010, foi o senador mais votado no Amapá, com 203.259 votos. O político também foi deputado estadual por dois mandatos seguidos.(Fonte: Terra/ Reproduzido pelo Blog da Senadora Marinor)

SALAME NÃO VAI ASSUMIR!

O Deputado Estadual reeleito João Salame (PPS) confirmou agora a tarde que não vai assumir a vaga de deputado amanhã (1/02). Salame tem o prazo de 60 dias para poder assumir, e na eminência da cassação definitiva do prefeito afastado, João Salame aguardará o desfecho neste prazo.

Uma coisa é certa! Se a sentença de cassação de  MAUrino  for dada neste período, João Salame assume a prefeitura e trocará a equipe de governo, ele disse!!

Saiu da toca!

O deputado João Salame (PPS) que foi notificado hoje (31) para assumir a prefeitura, deu sua primeira entrevista na TV depois do afastamento do prefeito MAUrino Magalhães (PR). Salame desintocou e colocou a cara ao debate.

João Salame disse que vê de maneira entristecida! Esta decisão da Justiça revela que há algo de errado envolvendo a vitória do prefeito Maurino,  o quel foi detectado o caixa 2. Outra situação não houve nenhuma manisfestação siginificativa protestando contra a decisão da Justiça.

Como seu mandato será reiniciado amanhã e ainda não há uma decisão final do processo - João disse: não há como trocar o certo pelo duvidoso!

Falta de controle e gastos de maneira desordenada, pessoal em execesso e outras dificuldades caracaterizam a gestão azulina.

E agora ?


Com a notificação em mãos só falta dizer que aceita!
E aí o Jogo de Xadrez muda tudo outra vez.....

Hoje têm protestos da construção civil!

Em Belém o Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção e do Mobiliário de Belém e Ananindeua reúne desde cedo em assembleia,  e depois seguirá em caminhada pela cidade. Na pauta das discussões em consequencias ao desabamento do prédio no sábado (29), estão obras com irregularidades na segurança do trabalho, pois só este ano, já foram dois operários mortos e um ferido em obras de construção.

Amanhã têm protesto na posse!

Nesta terça-feira, 1º de fevereiro, a partir das nove horas da manhã, em vista da presença do governador Simão  na cerimônia de posse dos novos deputados estaduais, os concursados realizarão a primeira manifestação de protesto de 2011, para cobrar as nomeações dos aprovados nos certames realizados pela administração pública estadual.

AQUI

Nota sobre o desabamento do prédio em Belém!

NOTA PÚBLICA

A população de Pará ficou profundamente consternada neste sábado (29) com o desabamento de um prédio de 34 andares na travessa 3 de maio, área central de Belém. O edifício, que estava em construção, é de propriedade da construtora Real, e o número de vítimas fatais, até o momento,permanece indefinido.

Trata-se de uma tragédia de enormes proporções. Tragédia que expõe, a um só tempo, a ganância do capital imobiliário e a ineficácia e, não raro, A cumplicidade, das autoridades públicas que possuem o dever legal de zelar pela segurança da construção civil em nosso Estado.

A ânsia do lucro fácil faz com que muitas empresas do setor imobiliário, em franca expansão nos últimos anos, sacrifiquem os cuidados básicos com a segurança de seus empreendimentos. Conforme denúncia do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil é comum a imposição de jornadas excessivas e a criminosa negligência para com as normas de segurança no local de trabalho, que está na raiz do crescente número de acidentes fatais na categoria.

Os órgãos fiscalizadores, notadamente aqueles vinculados à Prefeitura de Belém, não fazem sua parte, jogando mais lenha nessa fogueira de desastres anunciados. Não é ocioso recordar que há 23 anos, em agosto de 1987, Belém vivenciou tragédia semelhante quando do desabamento do edifício Raimundo Farias, matando 39 operários, sem que os responsáveis tenham sido punidos.

O PSOL no Pará e seus parlamentares – a senadora Marinor Brito e o deputado estadual Edmilson Rodrigues -, expressam a mais irrestrita solidariedade às famílias das vítimas deste triste episódio de menosprezo à vida humana, ao mesmo tempo em que anunciam sua firme disposição de lutar, por todos os meios, para que tal crime não venha a ser coberto pelo vergonhoso manto da impunidade.

Belém, 30 de janeiro de 2011.

Araceli Lemos, presidenta do PSOL – PA
Marinor Brito, senadora da República
Edmilson Rodrigues, deputado estadual

Alô, o chefe tá chegando!!!!!

A secretária de saúde passou o fim de semana mobilizando os servidores da pasta para receber o prefeito afastado MAUrino Magalhães (PR). Foi telefonemas pra tudo que era lado!!! Alô....

A recepção será feita hoje a tarde no aeroporto, com direito a faixas e outros brindes.

-------------------------

domingo, 30 de janeiro de 2011

Bancada do PSOL na Câmara Federal apresenta programa para a legislatura



Para estimular um debate programático, o PSOL apresenta alguns pontos que considera relevantes para a futura gestão da Câmara dos Deputados.

Aqui no sitio do deputado Ivan Valente

Belo Monte: Bombas atingem prédio da Eletronorte no Pará

Resenha EB / O Globo /Eliane Oliveira e Vivian Oswald -

Polícia suspeita que ataque, que não deixou vítimas, estaria ligado à construção da hidrelétrica de Belo Monte. Um ataque ao prédio da Eletronorte em Altamira (PA), na madrugada de quinta-feira, pode estar ligado à construção da polêmica usina hidrelétrica de Belo Monte, no Rio Xingu. Essa é a suspeita dos investigadores, que já descobriram que o atentado foi praticado por dois homens, que se aproximaram do local em uma moto e atiraram três coquetéis molotov: dois explodiram no pátio da empresa e outro, perto do muro. O atentado, que não deixou vítimas, ocorreu horas depois do anúncio da liberação da licença de instalação do canteiro de obras da usina pelo Ibama. A delegada da Polícia Federal em Altamira, Patrícia Helena de Shimada, acredita que o ataque tenha sido provocado por algum grupo que é contra o empreendimento, mas descartou a participação de indígenas. Toda a ação foi gravada pelo circuito interno de vigilância do prédio.
A PF já ouviu o coordenador da Eletronorte e o vigilante que estava no local. - Pode ter sido uma forma de protesto, pois há alguns movimentos contrários a Belo Monte. Mas ainda não conseguimos fazer uma relação precisa - informou ela, por telefone, ao GLOBO. Procurador federal diz que situação é preocupante A delegada disse que as reações à construção de Belo Monte são uma preocupação constante das autoridades policiais. Patrícia enfatizou que há liberdade de expressão para manifestações, desde que a ordem pública não seja perturbada. Ela acrescentou que a pena para os autores do ataque é de, no mínimo, três anos de reclusão. - A situação é preocupante. Temo que isso seja uma reação forte da população de Altamira contra a hidrelétrica - afirmou o procurador federal Felício Pontes.
 O procurador é um dos autores da ação ambiental ajuizada anteontem junto à Justiça Federal, pedindo a suspensão da licença. Ele acredita que só sairá uma decisão a respeito do assunto no início da semana que vem, após o governo ser ouvido. Outra ação poderá ser julgada em Brasília na próxima quinta-feira, no Tribunal Regional Federal no DF. O Ministério Público do Pará pediu a suspensão do empreendimento, sob a alegação de que, nas audiências públicas, os indígenas não foram ouvidos.
(Enviado por E-mail)

O Belo do Destruir - Poeta João de Castro


Hoje em Belém será realizado o ato Praça da República, ao lado do Teatro Valdemar Henrique, que objetiva denunciar junto aos moradores da Região Metropolitana de Belém, mais uma ilegalidade no processo da UHE de  Belo Monte, neste caso a liberação da Licença Parcial de Instalação que  contraria o procedimento definido na legislação ambiental brasileira. Na oportunidade o Poeta João de Castro fará o lançamento da sua masi nova literatura de cordel.

Aves de arribação!

De acordo com a Resolução nº 004, de 18.09.85, do CONAMA, Ave de Arribação é qualquer espécie de ave que migre periodicamente.


Em 30 dias de governo Simão dois já se foram - e deixaram o pescador a ver o barco furado!!!

INCRA sob nova direção!

O agronômo Edison Luiz Bonete é o novo Superintendente do INCRA - SR 27, Bonete assumiu provisoriamente enquanto a titular do cargo Rosinete Lima cumpre licença maternidade. Edison Luiz também foi indicado pelo grupo interno do PT, denominado de PT pra Valer.

A prática de loteamento de cargos ganhou visibilidade no governo Lula (PT), onde partidos e aliados sempre tiveram privilégios de se apropriar dos espaços para fazer política.

Beto Jamaica está de volta!

A decisão do Juiz Dr. Cezar Lins que anulou as liminares que afastava e impedia a posse do conselheiro Beto Jamaica do Conselho Tutelar, já foi cumprida e na surdina Beto já desenvolve suas atividades no CT da Nova Marabá. Ele foi empossado assim que o órgão foi notificado da decisão.

sábado, 29 de janeiro de 2011

O cuidado com a pressa na aprovação de empreendimentos em Marabá!

Essa semana o Conselho Gestor do Plano Diretor de Marabá apreciou e votou mais três grandes empreendimentos. Entre eles o Provenza (vide imagem), um residencial com vinte andares a ser erguido na Folha 32 do Distrito Nova Marabá (entre a Pedrasa e o Depósito de Alimentos). O prédio ficará com a frente para uma das ruas da folha, pois não é permitido emprendimento multifamiliar de frente para rodovia.
Além deste, outros sete estão previstos: Nos Bairros do Amapá 1), Novo Horizonte (1), Belo Horizonte (2), Fl 31 ( Um do grupo Leolar e outro da Casa Goiás), Fl 32 (2). Alguns já passaram pelo conselho, outros estão em tramites.
O que me preocupa é a pressa que os empreendedores estão em aprovar os seus projetos, sendo que muitos deles são aprovados com resalvas, pois sempre há alguma situação para ser corrigida. E outros ignoram os procedimentos a serem tomados.

--------------------------------------
Contraponto!

Para evitar tragédias como essa que ocorreu hoje (29) em Belém, é necessário que a equipe da secretaria de obras que compete analisar o projeto de engenharia, seja mais rigorosa nas análises dos projetos. Ao conselho cabe averiguar se estão dento dos parametros urbanísticos evidenciados pela lei 17.213/2006 (Plano Diretor Participativo de Marabá e do Estudo Prévio de Impacto de Vizinhança que são instrumentos da política urbana.
O Estatuto da Cidade menciona alguns requisitos para análise do EPIV. Contudo, a própria redação do artigo 37 declara que esses requisitos deverão ser considerados como o conteúdo mínimo do Estudo de Impacto de Vizinhança. Se não vejamos: " O EPIV será executado de forma a contemplar os efeitos positivos e negativos do empreendimento ou atividade quanto à qualidade de vida da população residente na área e suas proximidades, incluindo a análise, no mínimo, das seguintes questões: I – adensamento populacional; II – equipamentos urbanos e comunitários; III – uso e ocupação do solo; IV – valorização imobiliária; V – geração de tráfego e demanda por transporte público; VI – ventilação e iluminação; VII – paisagem urbana e patrimônio natural e cultural Um grande empreendimento se destaca entre os demais  compondo uma nova imagem. É preciso verificar qual é esta imagem comparativamente com a situação anterior.
Estou chamando atenção para o cuidado na aprovação destes emprendimentos, afim de que evitamos erros, tragédias e caos no futuro.
-----------------
Depois não vão dizer, que não avisei!!!!

ESTADO DE CARAJÁS EM DEBATE!




Essa semana a blogosfera apimentou o debate em torno da divisão do estado. No blog do Hiroshi foram  publicada uma carta enviada a este poster em dezembro de 2009 por Charles Trocate e aqui postada; Um texto enviado pelo Ex-deputado Plínio Pinheiro: Uma proposta de planejamento enviada pelo Engenheiro Dário Veloso e uma opinião do blogueiro Val André Mutran.
O que mais me chamou atenção foi a forma insensata em tentar responder a  Carta de Trocate. Onde o blogueiro usou nomes de outras pessoas para junto afirmar o que não são!

Mas não é isso que estar em debate, e aí concordo plenamente tanto com a carta de Trocate, quanto com os comentários de Adir Castro. Onde são colocados pontos importantes a serem aprofundados neste debate. Como o controle político e econômico da região, quem são mesmo os grupos ? Ou será que o clamou de separação é popular? Separar vai beneficiar quem neste jogo de carta marcadas?

O Estado de Carajás pode até sair, mas não será por anseio de sua população, e sim por falta de discernimento. Um povo assim é fácil alienar, manipular e enganar com promessas de um mundo novo. É uma grande massa sofrida que anseia por dias melhores e se deixam levar por vãs promessas.
-------------------------------
Carajás Não!!!

A semana vista pelo blog!

Cassação do prefeito Maurino (PR); Em Anapu o caldeirão ferver; Posse do presidente da Câmara como prefeito; Ressureição do representante das oligarquias dos castanhais; Ferrovia ocupada por trabalhadores; Zeca Tocantins na blogosfera; Policia Federal investiga associação indígena; Conselho Tutelar conduz audiências; Impressões politicas em Xinguara: O Latifúndio reina nas entranhas do dito cujo; Policia Federal prende falsificadores de "pescadores"; Tião deixa secretaria de obras; Prédio de 30 andares desaba em Belém.

A saída de Tião Miranda do governo Jatene

Blog Hupomnemata

Depois da saída de Said Xerfan da Secretaria de Esporte e Lazer, afastado do cargo por estar na lista negra do Tribunal de Contas da União, esperava-se que o próximo membro do primeiro escalão do governo a cair fosse o superintendente da Fundação Cargos Gomes, envolvido em denúncia de improbidade que estão sendo apuradas pelo Ministério Público do Estado. Porém, numa atitude inesperada, o secretário de Obras Públicas, Tião Miranda resolveu, repentinamente deixar o cargo.

Mais aqui

Ainda indefinida candidatura de Randolfe Rodrigues

Foto: blogdopsolap

O PSOL vai aguardar até a próxima segunda-feira (31) para decidir se lança candidato próprio para disputar as presidências da Câmara e do Senado. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (27) após reunião de bancada em que foram divulgadas as propostas a serem defendidas pelo partido na próxima legislatura, que se inicia no dia 1º de fevereiro.
Na reunião, o senador eleito Randolfe Rodrigues (AP) disse que o PSOL não concorda com a "aparente pacificação e consenso" em torno de uma eventual reeleição de José Sarney para a presidência do Senado. Ele disse que o partido também não apoiará a eleição de Marco Maia (PT-RS) para a presidência da Câmara, ou ainda a candidatura avulsa do deputado Sandro Mabel (PR-GO) para o mesmo cargo, em razão de diferenças programáticas, ideológicas e partidárias.
Randolfe Rodrigues, que aos 38 anos de idade será o senador mais novo na próxima legislatura, disse que o PSOL vai esperar a evolução dos acontecimentos políticos até a data da eleição das Mesas do Senado e da Câmara. Até lá, o partido continuará mantendo contato com parlamentares que, segundo ele, poderão se identificar com as propostas do PSOL, como Pedro Simon (PMDB-RS), Cristovam Buarque (PDT-DF) e Paulo Paim (PT-RS), além do senador eleito Lindberg Farias (PT-RJ) e da senadora eleita Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM).
Randolfe Rodrigues disse que o compromisso do PSOL é com o "resgate ético" do Legislativo e que o partido tem uma postura de independência política em relação aos grandes blocos parlamentares das duas Casas do Congresso.
A senadora eleita Marinor Brito (PA) disse que o partido também vai lutar pela ética, pela democratização do Senado e por mais transparência na instituição. Marinor disse ainda que Sarney, que representa o Amapá no Senado, é um "pólo antagônico" do desenvolvimento que os parlamentares da legenda pensam para a região amazônica.
A reunião do PSOL também contou a presença do deputado Ivan Valente (SP) e do deputado eleito Jean Wyllys (RJ), que antes de ser parlamentar se tornou conhecido ao participar do programa de TV Big Brother Brasil.

Antropologia em debate!

Ontem saiu a lista de 70 Gts da IX Reunião de Antropologia do Mercosul, em Curitiba-PR, de 10 a 13/7/11. A data limite para submissão de propostas é 03 de março de 2011. Informações sobre os procedimentos de submissão e inscrição no site:
http://www.ram2011.org/

Nery homenageia escravizado de Xinguara

José Nery (PSOL), principal voz no senado na luta contra a escravidão

Ontem, Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo, além da CPT, representantes da Justiça do Trabalho e da Organização Internacional do Trabalho participaram, em Belém, do seminário “Trabalho Escravo no Pará, Desafios e Propostas para a Erradicação”. O Senador José Nery (PSOL), principal voz no senado na luta contra a escravidão conteporânea, foi homenageado no evento e recebeu de Francisco José da Costa, 24 anos, agricultor que foi resgatado no final do ano passado, em Xinguara, sudeste do Pará, de condição análoga a de um escravo, uma placa com o símbolo nacional desta luta.
------------------------------------
Justa a homenagem ao agricultor resgatado das mãos do latifúndio em Xinguara. Logo na cidade em que membros do poder público doam dinheiro para os fazendeiros. Quem te viu, quem te vê!!!!

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Senado: Randolfe presidente!!!

Sarney não!

O PSOL articula o lançamento de candidatura própria à presidência do Senado em um contraponto ao único senador na disputa, José Sarney (PMDB-AP), candidato do bloco governista. O partido pretende lançar o senador eleito Randolfe (PSOL-AP), o mais jovem a ingressar na Casa, com o objetivo de firmar posição em defesa da ética no Senado na nova legislatura. O PSOL pode também abster-se ou anular os votos. No Sarney não! (postagem original: Blog do Edmilson)

Ainda sobre o afastamento do Maurino!

O camarada Adir Castro adverte:
Ainda é incerto o fim desse enredo quanto a cassação do prefeito de Marabá. Será que ele vai ser cassado definitivamente ou voltará igualmente voltou seu antecessor quando também foi cassado? Muito se tem especulado sobre se o deputado João Salame assumiria agora e abriria mão do atual mandato de deputado que lhe foi conferido na eleição de 2010.

Para votar na enquete acesse http://www.maraba2012.blogspot.com/

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Conselho Tutelar conduz audiências públicas!

Uma série de audiências públicas conduzida pelo Conselho Tutelar, onde ocorreram debates com a presença do Ministério Público Estadual, 4ª URE e SEMED  definiram vagas para as escolas públicas.
O conselho tutelar encabeçou essa luta e propôs as providências de vagas a todos os alunos, segundo o Conselheiro GEORGETOWN PINHEIRO, os gestores públicos tem que cumprir o Artigo 4º do ECA, que garante toda criança tem que estudar.

Uma proposta para resolver de imediato o problema, seria a articulação de parcerias junto a escolas privadas com distribuição de bolsas e locação de sedes de associações.

PF invade associação indígena na Nova Marabá!

Foto: Fabiano - Laion
Operação da Policia |Federal realizada no início da manhã de hoje (27), onde policiais invadiram a sede de uma associção indígena na Folha 18 - Distrito Nova Marabá. Segundo informações, a associação não era o alvo, mas alguém que a utilizava de forma ilícita.
-----------Atualizado em 12: 54-------------

A partir de denuncia  de desvio de recursos do patrimônio indígena – a Policia Federal cumpriu três mandados de apreensão e busca na sede da associação,  – foram recolhidos documentos e materiais de contabilidade e prestação de contas- os principais recursos são oriundos da Vale. Segundo o delegado toda documentação apreendida serápara apurar o eventual desvio.

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

ZECA TOCANTINS NA BLOGOSFERA!

MENINOS DO ARAGUAIA
Zeca Tocantins um dos mais completos artistas do Brasil, o cara é poeta, músico, cantor e escritor, membro da Acadêmia Imperatrizense de Letras e acaba de inaugurar seu blogue, com várias publicações que vão desde resenhas de livros sobre seus discos, seus livros e seus inéditos poemas. Coisa de primeira. Talento e capacidade, é assim que diz o seu amigo  Isnande Barros.

Foto: Blog do Isnande

Acesse Aqui



NOTA PÚBLICA


PSOL

Diretório Municipal de Marabá

A sociedade marabaense está envergonhada pela cassação do Prefeito da Cidade, Senhor Maurino Magalhães, e seu vice pelo processo por crime eleitoral em campanha desencadeada pelo PPS, sob a acusação de crimes de caixa dois.
Certamente o povo de Marabá não merece a situação degradante a que chegou aqueles que seriam os responsáveis por garantir dignidade e responsabilidade na gestão dos bens públicos. Marabá está uma vergonha pela má administração que é também responsável pela deterioração dos serviços oferecidos para a população, sobretudo na saúde, educação e limpeza pública. No entanto, este lamentável episódio serve para trazer algumas reflexões que vão além da necessária apuração rigorosa dos fatos e eventual responsabilidade civil dos envolvidos com punição exemplar.

Assim, o PSOL tem sido implacável em sua luta contra a corrupção, quando na época da mesma eleição em que Maurino Cometeu esse crime, nós solicitamos que a legislação eleitoral fosse cumprida. A retirada de propagandas irregulares ao lado da transamazônica, ao longo do clube Stop Todde e do Hospital Climec, foi a pedido do PSOL à justiça. Dessa forma, também entramos com processo contra os candidatos João Salame e Bernadete, que inclusive está em grau de recurso em Belém por  abuso de poder econômico por questão de festas e distribuição de brindes em época de eleição.

Os parlamentares do PSOL na Câmara e Senado Federal lutam incessantemente por uma profunda reforma política, em que se coloque no centro o problema do financiamento das campanhas eleitorais, umas das principais causas da corrupção no Brasil.

Neste momento de indignação, precisamos resgatar fatos ocorridos no passado recente e que concorreram para a eleição dos envolvidos, para que esteja em nossas memórias nas próximas eleições, quando elegeremos vereadores e prefeito.

Por todos estes fatos o Psol – 50, único partido que não está envolvido em qualquer esquema de falcatruas, quer em nível local, estadual ou nacional, repudia a atitude dos homens que mais uma vez mancharam o nome de nossa amada Marabá, envergonhando sua população e exige novas eleições, conclamando a população a votar na mudança, pois combater a corrupção é compromisso do Psol.

Diretório Municipal do PSOL Marabá.
Candidatos a Prefeito e vice pelo PSOL nas últimas eleições – Felix Urano e Joyce Cordeiro.

ELE ESTÁ DE VOLTA!!

Foto: Laércio Ribeiro
(Durante sessão na Câmara ano passado ele partiu pra cima de manifestante)

-------------------------
Novo prefeito de Marabá que também já teve seu mandato de prefeito (1989-1992) interrompido, prometeu não fazer grandes mudanças na administração, pelo menos por enquanto.

A cidade tem anseio por mudanças!

Ebulição!

O vulcão politico emerge em chama pelos quatro cantos da cidade. Queima demais nessa manhã com a possibilidade do suplente de vereador do PMDB Ademar de Alencar  assumir ainda hoje (26) seu mandato no lugar do prefeito em exercício Nagib Mutran Neto (PMDB).

Nos bastidores enquanto os grandes amos do universo consultam pirilampos e pentágonos e se contorcem pela decisão judicial, a ternura dos que por um fio aind anão perderam seus podres poderes. Por um lado, os mogidos das velhas raposas que numa simples assinatura retorna ao poder!

Cada um no seu lugar, na sua vez, não descuidar da espreita do inimigo.

Com um cenário "novo" - na perspectiva da troca dos fregueses dos seus respectivos lugares - e com muitas folhas caídas, não dar pra ficar olhando e aguardando resultados bons de tudo isso. È necessário que a sociedade civil se organize, mobilize e exija novas eleições.

A urgente necessidade de colocar no eixo passará pela cassação do mandato da vereadora Elka Queiroz (PTB) e Nova Eleição para Prefeito!

Convênios do Município com o Governo Federal (I)

Abaixo apresentamos o resumo dos convenios do Município com o Governo Federal, tendo em vista a realização das ações, conforme os objetivos propostos em cada emenda. Doravante, cabe então a cada um de nós está sempre vigilante e exigindo do poder público local o uso correto dosrecursos público.

Caso você desconfie da mau uso do dinheiro público, encaminhe denúncia junto ao Ministério Público (Promotoria) do seu município, que é o órgão responsável oferecer denuncia contra os gestores público, sem que seu nome apareça.

                                                                                             (Uma colaboração: Daniel Sá)

Convênios do Município com o Governo Federal (II)

Acesse aqui um quadro com Resumo dos Convênios

Convênios do Município com o Governo Federal (III)

Objeto do Convênio:

Fomentar o desenvolvimento de Mararabá no processo produtivo de horticulturas através de equipamentos, materiais e assistência técnica, para o aumento e diversidade da produçaõ o que possibilitará o atendimento a merenda escolar e demais população em si.

Valor do Convênio: 197.179,00    Valor Liberado 197.179,00
Òrgão: Ministério da Integração Nacional / Executor: Prefeitura de Marabá
-----------------------

Objeto do Convênio:
CONTINUACâO DO ESTADIO MUNICIPAL MARABA PA

Valor do Convênio: 1.950.000,00 Valor Liberado: 390.000,00
 Òrgão: Ministério dos Esportes / Executor: Prefeitura de Marabá
-------------------------
Objeto do Convênio:

Implantacão e Modernizacão de Infra estrutura para Esporte Recreativo e de Lazer MARABA PA

Convênios do Município com o Governo Federal (IV)

Objeto do Convênio

I FESTA CULTURAL DA PESCA DE MARABÁ - PA
Vigência:2010
Valor do Convênio: 200.000,00 Valor Liberado: 200.000,00
Òrgão: Ministério do Turismo - Executor `Prefeitura de Marabá

-----------------------------------------------------

Convênios do Município com o Governo Federal (V)

Objeto do Convênio:
Projeto de Mini Latiinio PA Vila Canaa (Vila Sororó - km 35)

Valor:   476.266,44                      Valor Liberado: 476.266,44

Órgão:  Ministério da Integração Nacional   Executor: Prefeitura de Marabá

---------------------------------------------

Objeto do Convênio:

CONCEDER APOIO FINANCEIRO PARA IMPLEMENTACAO DAS ACOES EDUCACIONAIS CONSTANTES NO PLANO DE ACOES ARTICULADAS - PAR, NO AMBITO DO PLANO DE METAS COMPROMISSO TODOS PELA EDUCACAO, DO PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCACAO - PDE, APROVADO PELA COMISSAO TECNICA INSTITUIDA.
Valor do Convênio:      271.695,60                     Total Liberado: 181.130,40
òrgão: MINISTERIO DA EDUCACAO   Executor: Prefeitura de Marabá
---------------------------------------------

Objeto do Convênio:
CONSTRUCAO DO ESTADIO DE FUTEBOL 2A ETAPA

Valor: 1.000.000,00              Total Liberado: 200.000,00
òrgão: MINISTERIO DOS ESPORTES   Executor: Prefeitura de Marabá

Convênios do Município com o Governo Federal (VI)

Objeto do Convênio:

Implantar o projeto PROTEJO no município de Marabá-PA, visando atender adolescentes e jovens com idade entre 15 e 24 anos, que estejam inseridos em pelo menos uma das seguintes situações: egressos do sistema prisional, expostos à violência doméstica e/o

Valor do Convênio: 534.000,00 - Valor Liberado 534.000,00
Òrgão: Ministério da Justiça / Executor: Prefeitura de Marabá

-----------------------------------------------------------------------------------

Objeto do Convênio:
Objeto: Execução de Obras de Construção e Pavimentação da Duplicação e Adequação de Capacidade e Segurança da Rodovia BR-230/PA._Na travessia Urbana de Marabá/PA, no Trecho: Div. TO/PA(Inicio TRV. Rio Araguaia) - Div. PA/MA (Palmares), Subtrecho: Entr. BR-153(A)/222/PA-150 (Marabá)

Valor do Convênio:  80.000.000,00   Última Liberação: 3.000.000,00
Òrgão: Ministério dos Transportes / Executor: Prefeitura de Marabá

-------------------------------------------------------------------------------------

Pescador passa a ser profissão com novas regras do governo federal


 Foto: Ascom/MPA

A partir de hoje (25/1), cerca de 900 mil pescadores do país deverão se adaptar às novas regras para obter a licença e a regulamentação da profissão. As medidas foram anunciadas pela ministra da Pesca e Aquiicultura, Ideli Salvatti, e englobam, entre outras mudanças, o cadastramento de pescadores artesanais no Registro Geral da Pesca (RGP) e a concessão de carteira de pescador profissional.
Dentre as novas medidas anunciadas destaca-se a renovação da carteira de pescador, que passa a ser necessária a cada dois anos e não a cada três como definido anteriormente. Além disso, a nota de venda do pescado para Pessoa Jurídica (PJ) passa a ser pré-requisito para essa renovação, bem como a
contribuição previdenciária para vendas exclusivamente no varejo e a declaração de que o pescador não possui vínculo empregatício em outra atividade.
Outra mudança é que, a partir de agora, o pescador que tiver seu registro cancelado só poderá obter novo documento após 12 meses de sua suspensão, sendo que até o dia 31 de dezembro de 2011 estão suspensas todas as novas inscrições para adequação dos processos às novas regras. A ministra destacou ainda a importância da regulamentação da profissão para o setor de pesca:
“É importante realçar que a carteira de pescador é o documento mais importante desse setor, o equivalente à carteira de profissional, o documento que comprova a atividade desenvolvida por milhares de brasileiros, portanto ela é o documento da cidadania, é através dela que é reconhecido, é respeitado são concebidos direitos ao pescador artesanal, portanto ele é tão sagrado e deve ser tão respeitado quanto a nossa carteira de trabalho.”
Todas essas medidas citadas foram definidas com a ajuda de um grupo de trabalho criado com representantes do Conselho Nacional de Aquicultura e Pesca (Conape) e técnicos do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) visando aperfeiçoar o controle de registros da categoria.
 (ASCOM: Ministério da Pesca)

--------------------------------------

Contraponto

Todos sabem quem tem direito a receber seguro-defeso é quem vive de pesca. No entanto, a tarrafa eleitoral nas últimas eleições abocanhou votos e elegeu dois deputados nessa brincanagem. Com essa medida lançada pela ministra isso devia acabar. No Pará, há municipios em que metade do eleitorado é “pescador”, caso de Palestina do Pará e tantos outros aqui mesmo nas margens do lago ue não se vê uma piaba pra vender.

O desáfio posto ao secretáro da pesca!

PSOL se manifestará sobre o clima politico de Marabá!

A direção do Partido Socialismo e Liberdade deve manifestar sua posição ainda hoje, sobre a nova e velha conjuntura politica da cidade.

Alguns elementos  importantes vão ser abordados na  nota. Como o afastamento da vereadora Elka Queiroz ( PTB); As contas rejeitadas do seu suplente; A cassação do prefeito Maurino Magalhães (PR) e a posse do herdeiro das velhas oligarquias dos castanhais, Nagib Mutran Neto ( PMDB).

Marabá amanhece com "novo" prefeito!


Tomou posse como prefeito de Marabá no fim da tarde ontem (25) o ex-prefeito Nagib Mutran Neto (PMDB). Como presidente da câmara, Nagib assume o mandato até a provável renuncia do deputado João Salame (PPS). Mas o seu mandato ainda pode ser ampliado caso a justiça resolva fazer nova eleição.

----------

Enquanto isso o ex-prefeito MAUrino Magalhães (PR) inicia a batalha judicial, vai entrar com recurso para tentar reaver seu mandato.

O que causou a cassação?
Um pedido do PPS  considerando a riqueza de documentos apresentados pelos empresários, com
denúncia de prática de caixa dois levou a a Ação de Investigação Judicial Eleitoral  cadastrada como processo 891/2009. Os autores da ação acolheram documentos fornecidos por um grupo de empresários de Parauapebas, tendo à frente Abimael Barbosa da Rocha, que asseguram ter contribuído com mais de R$ 800 mil para a campanha do prefeito de Marabá, valores não declarados à Justiça Eleitoral.

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Curta o circuito!


Oficina de'Direção' com Fernando Segtowick em Marabá nos dias 28, 29 e 30 de Janeiro (sexta, sábado e domingo) - local: Galeria de Arte Vitória Barros. informações no site do Projeto Curta em Circuito ou ligue para (94) 3324 - 1258 (galeria). Apenas 30 vagas!!! Inscrições e Curso Gratuito!!!

-----------------
Enviado Por Jairon Gomes

MAURINO CASSADO: Repercussão na blogosfera!


Minha gente!! Este e o Quaradouro,  foram os primeiros blogs a noticiar em primeira mão a cassação do prefeito azulino, mas a medida que a noticia ia correndo foi tomando conta da blogosfera. Vejam o resultado:

Edmar Brito - Xinguara

Com Maurino cassado, Nagib Mutran assume prefeitura de Marabá

Com a cassação do prefeito de Marabá, Maurino Magalhães e de seu vice Nagilson Amoury, a prefeitura da cidade está sendo comandada pelo presidente da câmara municipal, Nagib Mutran Neto (PMDB), (Aqui)


Patrick Roberto -

Juiz afasta prefeito Maurino Magalhães


O prefeito de Marabá, Maurino Magalhães de Lima e o vice Nagilson Rodrigues Amoury estão afastados dos seus cargos por decisão liminar do juiz titular da 23ª Zona Eleitoral, Cristiano Magalhães Gomes. A informação foi confirmada pelo próprio juiz a um repórter do CORREIO DO TOCANTINS neste início de tarde de terça-feira (25) (AQUI)
-----------------------

Terra do Nunca

Enfim... o povo governando

Em decisão interlocutória no processo que apura crime de Caixa 2 na eleição de 2008, o juiz da 23ª Zona Eleitoral, Cristiano Magalhães, determinou o afastamento do prefeito Maurino Magalhães e do vice Nagilson Amoury. Segundo o magistrado, a defesa de Maurino vinha tentando retardar ao máximo o andamento do processo.
Magalhães determinou ainda que o presidente da Câmara, o médico Nagib Mutran Neto (PMDB), assuma interinamente a prefeitura, enquanto vai intimar o deputado João Salame (PPS), segundo mais votado na eleição de 2008, para que se manifeste no prazo de cinco dias se quer ou não assumir a prefeitura. (AQUI)
---------------

Wanterlor - Parauapebas

Justiça afasta prefeito e vice de Marabá

A justiça de Marabá acaba de emitir mandato de citação para afastamento dos cargos o Prefeito de Marabá, Maurino Magalhães e seu vice, Nagilson Amoury. (aqui)
-----------------

Pelos Corredores do Planalto

O PPS e a Coligação “União pelo Trabalho” foram autores da denúncia de prática de caixa dois na campanha à Prefeitura de 2008.

Um grupo de empresários de Parauapebas, tendo à frente Abimael Barbosa da Rocha, forneceu a documentação que comprovaria a prática de Caixa 2, denunciado ao Ministério Público, acolhida pela Justiça e agora, sentenciada com o afastamento dos gestor municipal.

Assume a prefeitura, o presidente da Câmara dos Vereadores, Nagib Mutran Neto. (Aqui)
-------------------
Quaradouro

Maurino: Enfim, a casa caiu!

 juiz da 23ª Zona Eleitoral, Dr. Cristiano Magalhães, através de decisão interlocutória no processo que apura crime de Caixa 2 na eleição de 2008, acaba de determinar o afastamento do prefeito Maurino Magalhães e do vice Nagilson Amoury. Segundo uma fonte, Dr. Cristiano Magalhães convenceu-se de que a defesa do enfim ex-prefeito vinha cumulando os autos com recursos que serviriam para nada além de fins protelatórios. (Aqui)

---------------------------

Waldir - Parauapebas

(...) Segundo o jornal Barra Pesada, da RBA, o magistrado decidiu afastar os dois por considerar que eles vinham protelando o andamento do processo em que são acusados de crime eleitoral.

A coligação "A Marabá que queremos" é investigada em ação julgada pela Justiça, acusada de prática de caixa dois nas eleições de 2008. O PPS apresentou denúncia, baseada em cópias de notas de serviço, afirmando que gastos substanciais da campanha não foram contabilizados na prestação de contas da coligação vencedora.(AQUI)
------------------------------

De Tudo um Pouco

Foi o PPS (Partido Popular Socialista), quem denunciou a coligação de Maurino ainda no inicio de 2009 e o processo ganhou força quando o vereador Edivaldo Santos (PPS), começou mobilizar a população através da imprensa e até de um carro de som buscando uma resposta do Poder Judiciário.

Edivaldo e Drº Cristiano
Em conversa com o Juiz Cristiano Magalhães por telefone, o vereador Edivaldo Santos (PPS), conseguiu informações concretas sobre o afastamento de Maurino e Nagilson da prefeitura.

Segundo Edivaldo, o Juiz lhe informou que realmente o motivo que levou Maurino a ter o mandato cassado, foi o suposto crime de caixa 2. Cristiano disse ainda que comunicou a Câmara Municipal para que o presidente assuma imediatamente o poder executivo e que no prazo de cinco dias o segundo colocado nas eleições de 2008, no caso o Deputado João Salame, será notificado para que este se manifeste para assumir ou não a prefeitura de Marabá. (AQUI)
------------------------
 Barrancas do Itacaúnas

Prefeito de Marabá cassado

Ei, tira um fino, o prefeito de Marabá Maurino Magalhães de Lima e o vice Nagilson Rodrigues Amoury foram cassados em decisão interlocutória prolatada no final da manhã de hoje pelo juiz da 23ª Zona Eleitoral, Cristiano Magalhães Gomes.
Desde o início de 2009 que o PPS havia protocolado uma ação que denunciava provável Caixa 2 durante a eleição de 2008. Maurino Magalhães teria se beneficiado de dinheiro não contabilizado de um grupo de empresários de Parauapebas.
A decisão cabe recurso, o que o prefeito deve fazê-lo assim que for notificado. O presidente da Câmara, Nagib Mutran Neto foi automaticamente empossado no cargo pelo prazo de cinco dias.
O segundo colocado na eleição, deputado João Salame Neto ficou de ser notificado para que possa se manifestar se tem, ou não interesse em assumir o cargo, após os cinco dias.
Este post teve acesso em primeira mão da sentença do magistrado. Logo mais novos desdobramentos desta decisão polêmica e que enseja diversos comentários a respeito do assunto.
------------------------------------
Sul do Pará


Maurino Magalhães é cassado no processo por caixa 2 na campanha de 2008. João Salame será convocado para assumir em seu lugar

Não se fala em outra coisa em Marabá. É grande a expectativa para saber com quem ficará a condução político-administrativa do município, depois que o juiz eleitoral Cristiano Magalhães cassou os mandatos do prefeito Maurino Magalhães de Lima (PR) e do vice-prefeito Nagilson Amoury (PRB). (AQUI)
---------------------------