quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Chamada para publicação: Dossiê "História, Natureza, Cultura e Oralidade

Caros,
É com prazer que informamos a publicação de mais um número da revista "História Oral", da Associação Brasileira de História Oral (ABHO), com o dossiê "História Oral, memória e novas tecnologias", além de artigos com tema livre, resenhas, entrevista e seção multimídia.
Clique aqui para acessar a publicação.
Noticiamos também a chamada abaixo:
CHAMADA DE ARTIGOS: DOSSIÊ "HISTÓRIA, NATUREZA, CULTURA E ORALIDADE"
ORGANIZADORES: MARCOS MONTYSUMA (UFSC) E EURÍPEDES FUNES (UFC)
DATA-LIMITE PARA ENVIO DE ARTIGOS: 15/03/2012
O presente número da RBHO tem como dossiê "HISTÓRIA, NATUREZA, CULTURA E ORALIDADE". Busca-se discutir as relações entre o homem e seu ambiente, na perspectiva da história ambiental, um novo campo que vem se firmando na produção historiográfica brasileira nos últimos tempos. Trata-se de refletir sobre a relação entre natureza e cultura, em suas múltiplas possibilidades. Tomar a paisagem como fonte e entender que a paisagem construída expressa cultura. Neste sentido, as temáticas e objetos de investigação são de possibilidades amplas, passando pelo processo de ocupação e exploração e transformação do meio ambiente e os impactos ambientais, os movimentos sociais e as lutas pelo direito aos bens da natureza em seus mais diferentes biomas. Debates sobre o desenvolvimento sustentável, o agronegócio, espaços de trabalho, ambiente fabril, moradia, memórias, entre tantos outros. As fontes para os estudos no campo da história ambiental são as mais diversas. Aqui nos interessa os artigos que trazem como fontes fundamentais narrativas, depoimentos, de sujeitos que vivenciaram experiências onde natureza e cultura se entrecruzam.
A Revista História Oral também aceita artigos com temáticas variadas, entrevistas, resenhas e colaborações para a seção multimídia, desde que os textos sejam adequados ao perfil editorial da revista.
As colaborações devem ser enviadas para o e-mail bbissos@yahoo.com
Clique aqui para encontrar as normas editoriais.
 

Caso não esteja conseguindo visualizar esta mensagem,  clique aqui
Caso não queira mais receber nossas mensagens,  clique aqui

ABHO - Associação Brasileira de História Oral 

http://www.historiaoral.org.br/

Nenhum comentário: