quarta-feira, 22 de junho de 2011

Mineração: Relatório do Encontro Regional (ii)

Cannaa do Carajás – hoje o problema é duas coisas: Vale e o Incra. A gente tem observado, e fui assentado pelo INCRA em 84. A gente tinha estrada cascalhada, estrada boa, tínhamos acessos a Parauapebas. Em 84 entravam nas nossas comunidades, pediam para fazer pesquisa, entravam nas nossas áreas, desmatavam nossas áreas para montar acampamento, muitas das vezes minha roça era destruída para abrir picadas, a gente ficava animado e não sabia o que ia acontecer.  O projeto Sossego começou, em 2002, já saíram 120 famílias. O projeto está em cima de um Projeto de Assentamento . Vários companheiros saíram, mas depois voltaram trabalhando como vigia. A Vale hoje só trabalha na pressão, é liso que nem cobra.  Participei na caravana e aprendi e passei para os companheiros. No primeiro encontro dos atingidos pela Vale no município, no dia seguinte a Vale espalhou panfleto dizendo que a Vale ajuda a população.  A forma que os companheiros estão saindo não é o correto, muita gente tem se prejudicado. Em Canaã os professores estão com salários atrasados, ruas esburacada, a prefeitura de Canaã, só esse mês recebeu 12 milhões.
Paraupebas: está querendo passar um ramal ferroviário, está causando problemas financeiro, estruturais, está passado e destruindo estrada, tem problema no transporte escolar, porque a vam não entra nas estradas porque estão ruins.
Ouirlandia: tenho visto que a situação da vale em qualquer lugar é a mesma. A escolas lotadas etc...se nós se unir vamos vencer esse leão.. quero ressaltar ao Pixilinga... q em ourilandia  o problema é o INCRA. Tem um lixão dentro do PA. A nossa luta não é diferente. Você vai em Ourilandia e diz que cidade é bonita, mas sai 5 metros da pista e você ver a situação. O desrespeito é com todo mundo comunidade, funcinário.....
A gente sabe que esses projetos tem problemas em todas as fases. Da pesquisa ao fechamento. Aceleramento da exploração com a duplicação, aumento dos portos? Será que ela tem medo que os compradores sejam mais exigentes? Queiram conhecer as comunidades?
Como a vale tem facilidade de abrir os Projetos! A inviabilidade da reforma agrária como forma de facilitar esse modelo... a desarticulação do INCRA. Na região tem mais dois projetos: um em Tucumã que é da Caraíba Metais e outro da Anglo Americam, em São Félix do Xingu.

Nenhum comentário: